Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Rosana Portugal Tavares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Rosimere Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marielle Barros de | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Júlia Carolina Rodrigues Braga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:25:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:25:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31835 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750052 | - |
Descrição: dc.description | Uma das formas para o exercício do papel social das bibliotecas é a realização de projetos culturais, que podem ter como finalidade a exposição do acervo ou o acesso e a reflexão acerca dos bens culturais por meio de eventos para comunidade. Assim, o bibliotecário, junto a outros profissionais, têm a oportunidade de promover ações com maior sensibilidade e visão abrangente no que concerne a questões relevantes para a sociedade. Sob esta perspectiva, a pesquisa tem como objetivo compreender a relação entre a teoria crítica, a ação cultural e a apropriação da informação contextualizada nas ações culturais desenvolvidas nas bibliotecas. Quanto aos procedimentos metodológicos, é uma pesquisa do tipo exploratória e bibliográfica; com abordagem qualitativa e utiliza a Análise de Conteúdo como técnica de análise e interpretação dos dados. O estudo dos principais conceitos indicou que há pontos de semelhança entre os três temas. Conclui-se que para desenvolver ações que visem a apropriação da informação, a autonomia intelectual e o desenvolvimento do senso crítico o bibliotecário deve atuar com base na teoria crítica. | - |
Descrição: dc.description | One of the forms for the exercise of the social role of libraries is the realization of cultural projects, which can have as purpose the exhibition of the collection or the access and reflection about the cultural goods through events for community. Thus, the librarian, along with other professionals, have the opportunity to promote actions with greater sensitivity and comprehensive vision regarding issues relevant to society. From this perspective, this research aims to understand the relation between Critical Theory, cultural action and the appropriation of information contextualized in cultural actions developed in libraries. As for the methodological procedures, it is an exploratory and bibliographic research; with a qualitative approach and uses Content Analysis as a technique of analysis and interpretation of data. The study of the main concepts indicated that there are points of similarity between the three themes. It has concluded that to develop actions aimed at the appropriation of information, intellectual autonomy and the development of critical sense the librarian must act based on Critical Theory. | - |
Descrição: dc.description | 57 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Apropriação da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural action | - |
Palavras-chave: dc.subject | Appropriation of information | - |
Palavras-chave: dc.subject | Librarian | - |
Título: dc.title | A ação cultural e a apropriação da informação sob a perspectiva da teoria crítica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: