Adaptação dos modelos de negócio das montadoras de veículos em função do surgimento do carro elétrico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorConejero, Marco Antônio-
Autor(es): dc.contributorCésar, Aldara da Silva-
Autor(es): dc.contributorPortilho, Maria Clara-
Autor(es): dc.creatorPrezoto, Rafaella Russi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21795-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750049-
Descrição: dc.descriptionDiversos setores da sociedade vêm se adaptando às tendências sustentáveis, inclusive o setor automobilístico, cujo principal foco no quesito sustentabilidade, é a redução da emissão de gases de efeito estufa. Sendo assim, os carros elétricos e híbridos estão, cada vez mais, configurando como solução alternativa. Como consequência, as montadoras estão se adequando no sentido de inserir nos seus portfólios os carros elétricos, investindo em pesquisas para vencer as barreiras que a tecnologia ainda apresenta. No entanto, observam-se posicionamentos estratégicos de mercado distintos. Nesse sentido, este trabalho identifica e analisa diferentes posicionamentos, utilizando como base três empresas de expressão no setor automobilístico mundial: Toyota, Nissan e Tesla, fazendo uma comparação entre elas. O foco da análise é o modelo de negócio de cada empresa, explorado na pesquisa através da aplicação da ferramenta Business Model Canvas, utilizando um levantamento de dados públicos das organizações em questão e conceitos da literatura estratégica. Assim, foi possível concluir que a empresa Tesla possui um modelo de negócio focado na exploração da tecnologia dos carros elétricos e de sua infraestrutura de carregamento, atendendo o segmento mais alto do mercado. As demais empresas ainda não estão completamente adaptadas a esta tecnologia, mas estão alterando seu modelo de negócio gradativamente, principalmente através de pesquisa e desenvolvimento. A Nissan se concentra nos carros elétricos puros e, a Toyota investe em uma gama mais diversificada entre híbridos, elétricos puros e “fuel cells”-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCarros elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectSetor automobilístico-
Palavras-chave: dc.subjectPosicionamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de negócios-
Palavras-chave: dc.subjectCanvas-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóvel-
Palavras-chave: dc.subjectVeículo elétrico híbrido-
Título: dc.titleAdaptação dos modelos de negócio das montadoras de veículos em função do surgimento do carro elétrico-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.