¡Era Un Tigre Disfrazado! violência e heterogeneidade no sainete tragicômico Rio-Platense

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLabriola, Rodrigo Fernández-
Autor(es): dc.contributorGelado, Gladys Viviana-
Autor(es): dc.contributorSilva, Denise Espírito Santo da-
Autor(es): dc.creatorCruzado, Alfonso Ricardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3492-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750037-
Descrição: dc.descriptionNesta dissertação serão analisados os conflitos derivados da articulação heterogeneidade-violência-modernização nos sainetes tragicômicos que vão de finais do século XIX até a terceira década do século XX. O recorte de “sainete tragicómico” surge da classificação de Osvaldo Pellettieri (2008) que inclui o sainete dentro de um microssistema teatral específico (1890-1930). Essa classificação serve para colocar o sainete em uma teoria geral do sistema teatral argentino como um subsistema teatral popular. Para conseguir o objetivo principal, em primeiro lugar, será feita uma apresentação do gênero sainete vinculando-o ao sistema teatral rio-platense e ao universo social em que surgiu, além de avaliar o estado da questão nos estudos sobre o mesmo. Em uma segunda instância, se aprofundará a análise, focalizando o tema da violência como violência sobre o popular entre as décadas de 1900-1930, abordando, primeiramente, o precursor mais importante do gênero, Nemesio Trejo (1862-1916). Dele, serão trabalhadas as peças Libertad de Sufragio (1894) e Los políticos (1897), procurando entender seu tratamento da violência política a partir dos trabalhos de David Viñas (1967; 1973; 1977; 1996) e Sirena Pellarolo (1997; 2010). Imediatamente depois, será trabalhado o problema da violência em Carlos Mauricio Pacheco (1881–1921) em três décadas diferentes; assim, se analisarão as peças Los disfrazados (1906), El cabaret (1914) e Los piratas (1923), vinculando violência e heterogeneidade (cultural, de gênero e de classe), baseado nos trabalhos críticos de Bosch (1969), Bossio (1966), Carella (1957), Dubatti (2012), Gallo (1958), Lena Paz (1961, 1962, 1963), Pellarolo (1997, 2010, 2011), Pelletieri (2002, 2008), Puccia (1993), Rama (1988, 1992) e Viñas (1973, 1986,1996,1997)-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEn esta disertación serán analizados los conflictos derivados de la articulación heterogeneidad-violencia-modernización, en los sainetes tragicómicos que van de finales del siglo XIX hasta la tercera década del siglo XX. El recorte de sainete tragicómico surge de la clasificación de Osvaldo Pellettieri (2008) que incluye al sainete dentro de un microsistema teatral específico (1890-1930). Esta clasificación sirve para colocar el sainete en una teoría general del sistema teatral argentino como un subsistema teatral popular. Para conseguir el objetivo principal, en primer lugar se hará una presentación del género sainete vinculándolo con el sistema teatral rioplatense y con el universo social en que surgió, además de evaluar el estado de la cuestión en los estudios sobre el mismo. En segunda instancia, se profundizará el análisis enfocando el tema de la violencia como violencia sobre lo popular entre las décadas de 1900-1930, abordando en primer lugar al precursor más importante del género, Nemesio Trejo (1862-1916). De él, serán trabajadas las piezas Libertad de Sufragio (1894) y Los políticos (1897), para entender su tratamiento de la violencia política a partir de los trabajos de David Viñas (1967; 1973; 1977; 1996) y Sirena Pellarolo (1997; 2010). Inmediatamente después será trabajado el problema de la violencia en Carlos Mauricio Pacheco (1881–1921) en tres décadas diferentes. Para eso, se analizaran las piezas Los disfrazados (1906), El cabaret (1914) y Los piratas (1923) vinculando violencia e heterogeneidad (cultural, de género y de clase), con base en los trabajos críticos de Bosch (1969), Bossio (1966), Carella (1957), Dubatti (2012), Gallo (1958), Lena Paz (1961, 1962, 1963), Pellarolo (1997, 2010, 2011), Pelletieri (2002, 2008), Puccia (1993), Rama (1988, 1992) y Viñas (1973, 1986,1996,1997)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro hispanoamericano-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro rio-platense-
Palavras-chave: dc.subjectGénero chico-
Palavras-chave: dc.subjectSainete-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectHispano-americano-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro hispanoamericano-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro rioplatense-
Palavras-chave: dc.subjectGénero chico-
Palavras-chave: dc.subjectSainete-
Título: dc.title¡Era Un Tigre Disfrazado! violência e heterogeneidade no sainete tragicômico Rio-Platense-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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