Análise do setor de planos de saúde: um estudo de caso com operadoras do Rio de Janeiro

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Autor(es): dc.contributorGutierrez, Ruben Huamanchumo-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706492A8&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782862T9&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorCasotti, Letícia Moreira-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786403Z4&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.creatorPacheco, José Luciano Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-05-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18112-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750030-
Descrição: dc.descriptionThe present study shows, based on the evaluation of the health plans regulation - which started after the approval of law 9656/98 in the second semester or 1998, analysis conducted from 1994 to 1998, before the regulation took place and after that, from 1999 to 2004. Based on the analysis of the strengths that rule that sector, where Porter’s five-strength tool was used, it was concluded that its level of attractiveness is currently low, which partly explains the lack of interest from international investors. Behavior aspects of the system ‘s main players were also analyzed and have revealed the existing lack of confidence among operators and medical/hospital service providers, as well as the negative consequences of this conflicting worn out relationship for the whole society. Comparative analysis between the unruly market and the post-regulatory period was also conducted and the assumption that the regulated market has brought more positive than negative aspects was confirmed. An action plan was developed starting from the analysis of the main symptoms and causes associated to both situational and structural aspects. The central suggestion calls for redirecting the operators’ strategies for client retaining, once the health plan market finds itself in retraction, with weak demand for new consumers. Other relevant aspect identified in this research is related to ethical principals. Operators must revise their relationship with hospital/medical service providers and brokers in order to priorise long term relationships and, among the suggested actions, reconsider existing rewarding policies towards them-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionEste estudo mostra, a partir da análise do processo de regulamentação dos planos de saúde, iniciado com a aprovação da lei 9656/98, no segundo semestre de 1998, análises realizadas nos períodos pré-regulamentação, de 1994 a 1998, e pós-regulamentação, de 1999 a 2004. A partir da análise das forças que governam o setor, onde a ferramenta das cinco forças de Porter foi utilizada, concluiu-se que o nível de atratividade do setor é baixo explicando em parte, a falta de interesse dos investidores internacionais pelo setor. Também foram analisados os comportamentos dos principais atores do sistema, onde ficou clara a falta de confiança entre operadoras e provedores de serviços médico-hospitalares e os reflexos negativos para toda a sociedade desta relação conflituosa e desgastada. Foi realizada análise comparativa entre o mercado sem regulamentação e o período pós-regulamentação, onde o pressuposto de que o mercado regulamentado traz mais aspectos positivos do que negativos foi confirmado. A partir dos principais sintomas e das análises das causas associadas aos aspectos conjunturais e estruturais, desenvolveu-se proposta de atuação, onde a sugestão central da proposta é a do redirecionamento estratégico das operadoras para a retenção de clientes, uma vez que o mercado de planos de saúde encontra-se em retração e com fraca demanda por novos consumidores. Outro aspecto relevante identificado nesta pesquisa, diz respeito às questões éticas. As operadoras precisam rever seus relacionamentos com provedores de serviço médico-hospitalares e com seus corretores, de modo a priorizar relacionamentos de longo prazo e dentre as ações propostas destaca-se a revisão do sistema de recompensas vigente com provedores de serviços e corretores-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade em serviços-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing, estratégia-
Palavras-chave: dc.subjectPlanos de saúde-
Palavras-chave: dc.subjectRegulamentação-
Palavras-chave: dc.subjectAns-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica.-
Palavras-chave: dc.subjectQuality services-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectStrategy-
Palavras-chave: dc.subjectHealth plans-
Palavras-chave: dc.subjectRegulation-
Palavras-chave: dc.subjectANS (National Health Agency)-
Palavras-chave: dc.subjectEthics.-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAnálise do setor de planos de saúde: um estudo de caso com operadoras do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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