A importância da pedagogia social nas instituições de longa permanência para idosos: experiência no Abrigo do Cristo Redentor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Margareth Martins de-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Flávia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Margareth Martins de-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Flávia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Juliana Carvalho de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24586-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749999-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho monográfico realiza uma reflexão sobre a importância da Pedagogia Social nas Instituições de Longa Permanência para Idosos. O objetivo é o de contribuir com o avanço das pesquisas que mostram sobre a crucialidade de unir práticas pedagógicas que considerem os aspectos sociais, das quais esses sujeitos estão inseridos, ao trabalho realizado nesses lares, com o intuito de dar dignidade, liberdade, cidadania e bem estar aos idosos asilados. Utilizamos para isso, além pesquisas bibliográficas que abordam ambos os temas, um levantamento histórico de leis e políticas públicas que, além de explicarem sobre a necessidade da criação dos lares voltados ao atendimento de idosos, mostram como a sociedade tem se transformado no que diz respeito ao auxílio, garantias e participação dos mesmos nesses meios. Além disso, foi desenvolvido um trabalho de campo em uma instituição voltada a esse público alvo, localizada em município da região metropolitana do Rio de Janeiro, contando com entrevista aberta, desenvolvimento de atividades previamente planejadas e relatos, tanto de idosos quanto de profissionais da área, além de entrevistas com parentes e pessoas da comunidade, expondo então sobre o viés da prática, os debates e discussões apontados ao longo deste trabalho. Temos como contribuições teóricas obras de autores como Paulo Freire (1987, 1996), Simone Beauvoir (1970), Beatriz Venâncio & Maria Carmen Alvarenga (2010), Ana Amélia Caramano (2010), Margareth Martins (2017), Jacy Passos (2017), entre outros que tratam temas específicos sobre a velhice e o envelhecimento, as Instituições de Longa Permanência e a Pedagogia Social, além das leis brasileiras.-
Descrição: dc.descriptionThe present academic work reflects on the importance of Social Pedagogy in Long Stay Institutions for the Elderly. The objective is to contribute to the advancement of research that shows the cruciality of uniting pedagogical practices that consider the social aspects of which these subjects are inserted, to the work carried out in these homes, in order to give dignity, freedom, citizenship and well-being for the elderly in asylum. For this, we use, in addition to bibliographic research that address both themes, a historical survey of laws and public policies that, in addition to explaining the need to create homes for elderly care, show how society has changed with regard to assistance, guarantees and participation in these means. In addition, fieldwork was carried out in an institution aimed at this target audience, located in a city in the metropolitan region of Rio de Janeiro, with an open interview, development of previously planned activities and reports from both the elderly and professionals in the area. , as well as interviews with relatives and people from the community, exposing then about the practice bias, the debates and discussions pointed out throughout this work. We have as theoretical contributions works by authors such as Paulo Freire (1987, 1996), Simone Beauvoir (1970), Beatriz Venâncio & Maria Carmen Alvarenga (2010), Ana Amélia Caramano (2010), Margareth Martins (2017), Jacy Passos (2017) , among others that deal with specific themes about old age and aging, the Long Stay Institutions and Social Pedagogy, in addition to Brazilian laws.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia social-
Palavras-chave: dc.subjectEnvelhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectCuidado-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de educador-
Palavras-chave: dc.subjectEnvelhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de longa permanência para idosos-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectAging-
Palavras-chave: dc.subjectCare-
Palavras-chave: dc.subjectEducator training-
Título: dc.titleA importância da pedagogia social nas instituições de longa permanência para idosos: experiência no Abrigo do Cristo Redentor-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.