Proposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBemfeito, Ana Paula Damato-
Autor(es): dc.contributorZarro, Carlos Augusto Domingues-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Lígia Valente de Sá-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7790713651988607-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3576035801569264-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4207417342090177-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1077117608574907-
Autor(es): dc.creatorLopes, Vinícius-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13263-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749992-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho consiste em uma proposta de roteiro de um episódio de ensino, estruturada em um roteiro de aula, que busca conciliar e utilizar, em uma única aula, várias abordagens, conceitos, recursos, temas, teorias, ferramentas e outros elementos educacionais que potencializem os processos de ensino e de aprendizagem validados pela pesquisa em ensino de física. Esses são: interdisciplinaridade, contextualização, atividades investigativas, contextualização histórica, uso de tecnologias de informação e comunicação, simulações, e experimentos práticos. O objetivo dessa busca por uma convergência de recursos do ensino e da aprendizagem é propor uma aula modelo, composta por vários elementos, que, levando em conta a temática escolhida, harmonizam-se formando um conjunto de ações, de modo que possa ser adotado por docentes que desejarem trabalhar de forma mais rica e diversificada. Nesse sentido, escolhemos o tema lei de Ohm, devido a sua característica de permitir uma ampla possibilidade de recursos, o que foi adequado para esta proposta e por ser acessível, mesmo para professores fora da área de física. A sequência foi aplicada com o intuito de demonstrar que é possível conciliar em uma única aula diversos recursos do ensino e da aprendizagem. E que essa conciliação traz diversos benefícios tais como: otimização do processo de ensino, desperta o interesse dos alunos e facilita a aprendizagem. A conclusão que chegamos com aplicação desse produto é que realmente é possível utilizar diversos recursos em uma única aula, apesar do pouco tempo. Percebemos também que os alunos demonstraram-se mais participativos e fizeram mais perguntas nesse formato de aula. Além disso, eles elogiaram bastante o uso de recursos visuais como: imagens, vídeos animações e simulações-
Descrição: dc.descriptionThe present work consists in a proposal of script of an episode of teaching, structured in a classroom script, which seeks to reconcile and use, in a single class, various approaches, concepts, resources, themes, theories, tools and other educational elements that enhance the teaching and learning processes validated by research in physics teaching. These are: interdisciplinarity, contextualization, investigative activities, historical contextualization, use of information and communication technologies, simulations, and practical experiments. The aim of this search for a convergence of teaching and learning resources is propose a model class, composed of several elements, which, taking into account the chosen theme, are harmonized by forming a set of actions, so that it can be adopted by teachers who wish to work in a richer and more diverse way. In this sense, we chose the theme Ohm's law, due to its characteristic of allowing a wide possibility of resources, which was adequate for this proposal and for being accessible, even for teachers outside the area of physics. The sequence was applied with the aim of demonstrating that it is possible reconcile several resources of teaching and learning in a single class of 110 minutes. And that this conciliation brings several benefits such as: optimization of the teaching process, arouses students' interest and facilitates learning. The conclusion we get from applying this product is that it really is possible to use several resources in a single class, despite the short time. We also noticed that the students were more participative and asked more questions in this class format. In addition they highly praised the use of visuals such as: images, videos, animations and simulations-
Descrição: dc.description166f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLei de Ohm-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectObjetivo educacional-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducational resources-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning process-
Palavras-chave: dc.subjectOhm's Law-
Título: dc.titleProposta de aula modelo utilizando múltiplos recursos educacionais-
Título: dc.titleAula proposal using multiple educational resources-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.