Os desafios para o ensino remoto do aluno surdo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Isabelle de Araújo Lima-
Autor(es): dc.creatorMarinho, Tainan Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26511-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749991-
Descrição: dc.descriptionEm 2019 o mundo começou a sofrer os impactos causados pelo coronavírus. Com o avanço da doença (covid-19) pelo Brasil em 2020 deixando número alarmante de infectados e mortes por vários estados brasileiros, algumas providências para prevenção da doença foram tomadas. A sociedade precisou aderir ao distanciamento social. Sem vacina para todos e sem medicamentos eficazes para prevenção e tratamento da doença, outras instituições, assim como a escola se deparou com a obrigação de ser fechada em prol de resguardar a saúde da comunidade escolar. Com o ensino remoto, surgem muitos desafios para o ensino do aluno surdo. Diante dessa realidade, esse estudo buscou investigar virtualmente como ocorre o ensino remoto para ensinar a criança surda e como a professora-interprete de Libras tem atuado nesse novo cenário. A pesquisa é de cunho qualitativo e para coleta de dados contou com duas entrevistas semiestruturadas on-line, uma com a professora-interprete de Libras de uma escola de Santo Antônio de Pádua e outra com a mãe do aluno surdo do ensino fundamental para quem a professora-interprete de Libras interpreta. Os resultados obtidos através da coleta de dados apontaram que o aluno surdo é capaz de aprender através da utilização de atividades lúdicas e materiais adaptados do ensino presencial para o ensino remoto trabalhado por meio das ferramentas digitais. Visamos contribuir com essa nova modalidade ensino, a fim de melhorar a metodologia utilizada neste período de aulas remotas.-
Descrição: dc.descriptionIn 2019 the world began to suffer the impacts caused by coronavirus. With the advance of the Coronavirus Disease (COVID-19) pandemic arould the world in 2020, the Brazil was so many cases of the people infected and an several number of deaths. This fact imposed the special rules of social interaction. some measures to prevent the disease were taken. The people in society had to adhere to social distancing. Then, there isn’t vaccine for everyone yet and there isn’t the effective drugs for the prevention and treatment for COVID-19. Institutions like as the school closed in favor of safeguarding the health of the school community. With remote teaching it happened too many challenges for to teach the deaf students. Based on this reality, the aim of this study was to investigate the remote education for deaf children and how the teacher/ interprets has acted in this new setting. This work used the qualitative methodology, and for the data collection was done two semi-structured online interviews; one with the interpreted/teacher of the elementary school in Santo Antonio de Padua and another with the deaf student’s mother. The results obtained through data collection showed that the deaf student is able to learn through the use of playful activities and materials adapted from face-to-face teaching to remote learning worked through digital tools. We would like to contribute through this work for to analyze the new context of education, and to improve the methodology used in virtual classes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais-
Palavras-chave: dc.subjectSurdo-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectRemo Brazilian Sign Language-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Título: dc.titleOs desafios para o ensino remoto do aluno surdo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.