A dança espetáculo : uma análise semiótica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Lucia-
Autor(es): dc.contributorCPF:64213224522-
Autor(es): dc.contributorSousa, Silvia Maria de-
Autor(es): dc.contributorCPF:64532111022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7132255867772899-
Autor(es): dc.contributorVereza, Solange Coelho-
Autor(es): dc.contributorCPF:56389756422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3-
Autor(es): dc.contributorBarros, Diana Luz Pessoa de-
Autor(es): dc.contributorCPF:76547050922-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4742321400577426-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Marcus Vinicius Machado de-
Autor(es): dc.contributorCPF:76780504222-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6393289558414593-
Autor(es): dc.creatorTrotta, Mariana de Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18854-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749990-
Descrição: dc.descriptionThe thesis provides theoretical basis for dance-show semiotics. First, the presence of the body in semiotics is discussed, in addition to the importance of sensitive body creating synesthesias in dance. Then, aesthetic effects in dance are defined, as per Greimas' postulations in "De l' imperfection" ("Da Imperfeição"), in order to differentiate classical, modern and contemporaneous styles in an aesthetic manner. And, fina lly, a discussion about syncretic text is proposed, based on Floch's studies (1985), in order to further show how syncretism in dance takes place, through language overlaps. In order to analyse dance-show in its different styles, a large paradigmatic line, which works as deeper isotopy that conducts the others, is considered: movement. Therefor, space and time are established as two main paradigms responsible for assuring the relationship between elements of semiotic syncretism in dance. In all languages involved in dance-show discourse, space and time are responsible for creating moviment, which takes place not only in gestures, but also in music, lighting, costumes and scenes. In addition to theoretical semiotics basis, the thesis also provides parameters proposed by Helenita Sá Earp (1989) and Rudolf Laban (1990) who analyze space, form, dynamics and time issues. Finally, the thesis provides a reflection on the relationship between aesthetic function and syncretism in dance.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionA tese apresenta uma fundamentação teórica para uma semiótica da dança-espetáculo. Discute-se, inicialmente, a presença do corpo na semiótica e a importância do corpo sensível criando sinestesias na dança. Em seguida, definem-se os efeitos estéticos na dança, de acordo com as postulações de Greimas em Da Imperfeição, para chegar a uma diferenciação estética entre os estilos clássico, moderno e contemporâneo. E, por fim, expõe-se uma discussão sobre o texto sincrético, partindo dos estudos de Floch (1985), para posteriormente mostrar como se realiza o sincretismo na dança, através das sobreposições das linguagens. Para analisar a dança-espetáculo em seus diferentes estilos, considera-se um grande eixo paradigmático, que funciona como uma isotopia mais profunda, que rege as demais: o movimento. Para isso, são instaurados espaço e tempo como dois grandes paradigmas responsáveis por garantir a relação entre os elementos do sincretismo semiótico na dança. Em todas as linguagens envolvidas no discurso da dançaespetáculo, o espaço e o tempo são responsáveis por criar o movimento, que não ocorre apenas na gestualidade, mas também na música, na iluminação, no figurino e nos cenários. À base teórica da semiótica, exposta na tese, articulam-se os parâmetros propostos por Helenita Sá Earp (1989) e Rudolf Laban (1990), que analisam as questões do espaço, forma, dinâmica e tempo. Encerra-se a tese com uma reflexão sobre a relação entre função estética e sincretismo na dança.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectDança moderna-
Palavras-chave: dc.subjectDança clássica-
Palavras-chave: dc.subjectDança contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectSincretismo-
Palavras-chave: dc.subjectEfeitos estéticos-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotics-
Palavras-chave: dc.subjectDance-
Palavras-chave: dc.subjectSyncretism-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetic effects-
Palavras-chave: dc.subjectClassical dance-
Palavras-chave: dc.subjectModern dance-
Palavras-chave: dc.subjectContemporaneous dance-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA dança espetáculo : uma análise semiótica-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.