Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Lúcia Novais | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Lúcia Novais | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Mayra Silva de | - |
Autor(es): dc.creator | Lamônica, Laudyana Cabral | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:25:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:25:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14765 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749974 | - |
Descrição: dc.description | A adolescência é uma etapa da vida marcada por transformações biológicas, cognitivas, afetivas, psicológicas e sociais. Em função disso os adolescentes são mais propensos à ocorrência de transtornos emocionais. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão em estudantes vestibulandos concluintes do ensino médio, bem como verificar a relação destes com o processo de finalização da educação básica e inserção na vida universitária. A amostra foi composta por 96 estudantes, do 3º ano do ensino médio de instituições públicas e privadas localizadas no Estado do Rio de Janeiro que pretendiam prestar o vestibular para ingresso na universidade, com idade entre 17 a 19 anos, que responderam a quatro instrumentos: questionário sociodemográfico, Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) e Escala de Estresse para adolescentes (ESA). A análise de dados revelou que 34,37% dos participantes apresentaram ansiedade moderada e grave, 51,04% apresentaram sintomas de depressão moderada e grave e 30,20% apresentaram queixa de estresse. As meninas, quando comparadas aos meninos, apresentaram mais frequentemente queixas de ansiedade, estresse e depressão. Os dados encontrados neste estudo sobre a influência do sexo corroboram com os estudos anteriores presentes na literatura | - |
Descrição: dc.description | Adolescence is a stage of life marked by biological, cognitive, affective, psychological and social transformations. As a result, adolescents are more prone to the occurrence of emotional disorders. In this context, the present study aimed to evaluate the prevalence of anxiety, stress and depression indicators in high school students, as well as to verify their relationship with the process of finishing basic education and insertion in university life. The sample consisted of 96 students, from the 3rd year of high school, of public and private institutions located in the State of Rio de Janeiro, who were asked to provide entrance exams for university admission, aged between 17 and 19 years old, who answered four instruments: sociodemographic questionnaire, Beck Anxiety Inventory (BAI), Beck Depression Inventory (BDI-II) and Stress Scale for adolescents (ESA). Data analysis revealed that 34.37% of the participants presented moderate and severe anxiety, 51.04% had moderate and severe depression symptoms and 30.20% had a complaint of stress. The girls, when compared to the boys, presented more frequently complaints of anxiety, stress and depression. The data found in this study on the influence of sex corroborate with previous studies in the literature | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Depressão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estresse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vestibular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno de ansiedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Depressão (Psiquiatria) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estresse psicológico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anxiety | - |
Palavras-chave: dc.subject | Depression | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stress | - |
Título: dc.title | Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: