Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Regina Lucia Cerqueira | - |
Autor(es): dc.contributor | Serpa, Andrea | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Carmen Sodre Bernardes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:25:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:25:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25031 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749973 | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho tem como objetivo principal analisar o programa de Aceleração da Aprendizagem. Para isso buscou-se compreender a questão do fracasso escolar pontuando a participação do educando, da família, da escola com todo seu corpo técnico, dos professores, do Estado, da sociedade e das avaliações. Discutiu-se ainda o surgimento da Covid-19, uma difícil realidade que vivemos hoje e vem, de certa forma, colaborando para acentuar as desigualdades no quadro da nossa educação. Em um segundo momento abordou-se a questão do Programa de Aceleração da Aprendizagem a partir de um breve histórico, pontuando algumas propostas de intervenção pedagógica e como desenvolver esse trabalho. A monografia explicita e analisa também alguns depoimentos de profissionais que atuaram ou atuam direta ou indiretamente no programa. Os depoimentos mostram que existem limites e contribuições do Programa de Aceleração de Aprendizagem para a superação do fracasso escolar dos educandos. | - |
Descrição: dc.description | This term paper aims to analyze the “Learning Acceleration Program”. For that matter, scholar failure was considered by evaluation of the student’s, family’s and all school professionals’ participation, including the State and Society. It was also discussed the emergence of COVID19, a difficult reality we have been living today and how it contributes, in a certain way, to highlight the inequality in our educational system. On a second matter, the “Learning Acceleration Program” was approached through a brief background, in which there are a few pedagogical intervention proposals and how to develop this work. Furthermore, this paper explicits and analyzes some statements of professionals who perform, directly or indirectly, in this program. The statements show that there are limits and contributions of the “Learning Acceleration Program” to overcoming scholar failure among students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fracasso Escolar; Aceleração da aprendizagem; Distorção idade/série | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fracasso escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | scholar failure; age/grade distortion; learning acceleration | - |
Título: dc.title | Programa de aceleração da aprendizagem: uma esperança aos que tiveram ceifados seus direitos e buscam fugir do fracasso escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: