Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Penna, Adriana Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | Terra, Dinah Vasconcellos | - |
Autor(es): dc.contributor | Gurgel, Jonas Lírio | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Marcelo Werneck | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:25:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:25:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26669 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749957 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como pretensão, analisar o Ensino Remoto Emergencial na formação docente em curso nas disciplinas de Pesquisa e Práticas Educativas do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense durante a pandemia de COVID-19. Foi utilizado como método para tal análise, o materialismo histórico e dialético de Marx e Engels. O estudo partiu da premissa de que o ensino remoto emergencial, em decorrência da pandemia, acentuou a já precarizada formação docente por meio do uso das tecnologias em substituição da presença física de professores e alunos nas escolas até então inviabilizadas por questões sanitárias de maiores urgências. Para a verificação da precarização na formação do futuro docente em Educação Física, foi realizado neste trabalho um resgate do papel da escola como instituição burguesa, a introdução da Educação Física no Brasil e o papel ao qual se destinou a precarização e o esvaziamento do conhecimento escolar já em curso no Brasil desde o início do século XX, além da introdução das tecnologias na formação de futuros professores. Foi feito também, uma caracterização da disciplina de Pesquisa e Práticas Educativas e sua presença no Currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física de maneira que fosse possível interligar todos estes aspectos citados no intuito de tentar responder se a pandemia acentuou ou não a precarização na formação do futuro docente do curso de Licenciatura em Educação Física. | - |
Descrição: dc.description | El objetivo de este estudio fue analizar el Ensenãnza a Distancia de Emergencia en la formación continua de profesores en las disciplinas de Investigación y Prácticas Educativas del Curso de Licenciatura en Educación Física de la Universidad Federal Fluminense durante la pandemia del COVID-19. El materialismo histórico y dialéctico de Marx y Engels se utilizó como método para dicho análisis. El estudio partió de la premisa de que la enseñanza a distancia de emergencia debido a la pandemia, acentuó la ya precaria formación del profesorado mediante el uso de tecnologías para sustituir la presencia física de profesores y alumnos en las escuelas hasta entonces inviables por cuestiones sanitarias de mayor urgencia. Para verificar la precariedad en la formación del futuro profesor en Educación Física, se realizó un rescate del papel de la escuela como institución burguesa, la introducción de la Educación Física en Brasil y el papel al que se destinó esta la precariedad y el vaciamiento del conocimiento escolar ya en curso en Brasil desde el inicio del siglo XX, más allá de la introducción de las tecnologías en la formación del futuro profesor. También se realizó una caracterización de la asignatura de Investigación y Prácticas Educativas y su presencia en el Plan de Estudios de la Carrera de Educación Física, de manera que fue posible interconectar todos estos aspectos mencionados para intentar responder si la pandemia acentuó o no la precariedad en la formación del futuro docente de la Carrera de Educación Física. | - |
Descrição: dc.description | 66 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Precarização na formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto emergencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa e práticas educativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Precariedad en la formación del profesorado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enseñanza a distancia de emergencia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigación y práticas educativas | - |
Título: dc.title | A precarização na formação docente em tempos de pandemia: Uma análise sobre o Ensino Remoto Emergencial nas disciplinas de PPEs do curso de Licenciatura em Educação Física na UFF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: