Perfis da Biblioteconomia: mapeamento curricular por regiões

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMenezes, Danúbia M. S.-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Májory K. F. O.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15665-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749954-
Descrição: dc.descriptionDiscutir a formação em Biblioteconomia por meio dos currículos oferecidos pelas Instituições Públicas de Ensino Superior no Brasil. A partir da disciplina de Fundamentos de Biblioteconomia, no primeiro período do curso na Universidade Federal de Pernambuco, surgiu à discussão sobre o papel das disciplinas de base na formação da identidade e atuantes ativamente na formação dos bibliotecários. A motivação gerou-se a partir de discussões, atividades da disciplina e necessidade de atualização da literatura acerca do tema, e a forma como esta formação influenciam os egressos dos cursos. A premissa de partida sugere que cursos atendem aos perfis tecnicista ou humanista, e por vezes a ambos, conforme contexto, com ênfase às disciplinas teóricas logo nos primeiros e segundo períodos. Para delimitar o escopo da pesquisa escolheu-se uma instituição de cada região administrativa do país, além de São Paulo e Rio de Janeiro por terem abrigado as primeiras escolas. A pesquisa resultou em sete perfis curriculares analisados. Verificando-se que os cursos estão voltados para a formação do bibliotecário que produz e utiliza conhecimentos técnico-científicos, constatando que há uma demanda por profissionais que estejam aptos a lidar com novos suportes e tecnologias digitais. No mapeamento curricular dos cursos analisados demonstrou- se que em sua maioria as grades curriculares examinadas, considerando como critérios os três primeiros semestres de cada curso. Logo no primeiro período já é passada uma base técnica bem robusta, para no segundo semestre adentrar em conhecimentos teórico-conceituais, e novamente na terceira fase retomar o foco tecnicista que fora abordado no início, mesmo com essa configuração aparentemente mais técnica, há sim um viés no sentido da formação do bibliotecário como agente cultural e disseminador de informação atuante no contexto da biblioteca em outros centros de informação.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionTo discuss the formation in Librarianship through the curricula offered by the Public Institutions of Higher Education in Brazil. From the discipline of Fundamentals of Librarianship, in the first period of the course at the Federal University of Pernambuco, the discussion arose about the role of basic disciplines in the formation of identity and active actors in the formation of librarians. The motivation was generated from discussions, activities of the discipline and need to update the literature about the subject, and how this training influences the graduates of the courses. The starting premise suggests that courses cater to the technicalist or humanist profiles, and sometimes to both, depending on context, with emphasis on the theoretical subjects in the first and second periods. In order to delimit the scope of the research, one institution from each administrative region of the country was chosen, as well as São Paulo and Rio de Janeiro for having housed the first schools. The research resulted in seven curriculum profiles analyzed. It is verified that the courses are aimed at the training of the librarian who produces and uses technical-scientific knowledge, noting that there is a demand for professionals who are able to deal with new supports and digital technologies. In the curricular mapping of the analyzed courses it was demonstrated that in most of the curricula examined, considering as criteria the first three semesters of each course. In the first period, a very robust technical base was already passed, so that in the second semester it was possible to enter into theoretical-conceptual knowledge, and again in the third phase to retake the technical focus that had been approached at the beginning, even with this apparently more technical configuration, bias towards the formation of the librarian as a cultural agent and disseminator of information in the context of the library in other information centers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherN/A-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectHistórico da Biblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil curricular-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecários humanistas-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecários tecnicistas-
Palavras-chave: dc.subjectLibrarianship-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of librarianship-
Palavras-chave: dc.subjectCurricular profile-
Palavras-chave: dc.subjectHumanistic librarians-
Palavras-chave: dc.subjectLibrarians tecnicists-
Título: dc.titlePerfis da Biblioteconomia: mapeamento curricular por regiões-
Título: dc.titleBiblioteconomics profiles: curricular mapping by regions-
Tipo de arquivo: dc.typeAnais de Evento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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