Formação continuada para docentes: uma proposta de estratégias para o aperfeiçoamento das práticas de ensino com foco na inclusão educacional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Stella Regina Reis da-
Autor(es): dc.contributorSalles, Denise Medeiros Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorMachado Junior, Hélio Fernandes-
Autor(es): dc.creatorToledo, Soraia Wanderosck-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3520-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749942-
Descrição: dc.descriptionAs constantes alterações em padrões sociais, políticos, econômicos, culturais, marca inequívoca da contemporaneidade, aponta para a necessidade de formação profissional contínua. No que se refere à educação formal, da pré-escola à pós-graduação, além dos conteúdos programáticos inerentes aos cursos, é fundamental que as práticas de ensino sejam repensadas, inovadas em diálogo com os mais variados contextos e atores sociais. Assim, com o objetivo de propor estratégias para formação continuada para docentes das carreiras do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e do Magistério Superior com vistas ao aperfeiçoamento das práticas de ensino e à inclusão educacional, foi realizado Estudo de Caso em Instituição de Educação Pública que oferece cursos em nível médio, profissionalizante, superior e pós-superior. Por meio de entrevistas semiestruturadas e abertas, coletivas e individuais, os dados foram obtidos e a triangulação das informações coletadas nas entrevistas foi feita a partir de Análise em documentos institucionais. O tratamento dos dados aconteceu com base na Análise de Conteúdo. A conclusão é que em situações educacionais diferenciadas, como no recebimento de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), o discurso preponderante informa que os professores não se sentem preparados para esse tipo de trabalho, delegando às instâncias de apoio pedagógico as respostas para um atendimento adequado, o que acaba por provocar a fragmentação de ações, o fracasso. Essa situação pode, ainda, levar alunos a abandonarem os ambientes acadêmicos, além de contribuir para o desconforto, ansiedade e frustração por parte dos docentes. Sugere-se, dessa maneira, a criação de espaços para a articulação dos conhecimentos acerca das especificidades dos diferentes sujeitos sociais, nos quais poderão ser repensadas práticas de ensino que contribuam para a inclusão educacional e o sucesso da aprendizagem em perspectiva emancipatória-
Descrição: dc.descriptionThe ongoing changes in social, political, economic and cultural patterns, unmistakable mark of contemporaneity, points to the need for continuous vocational training. With regard to formal education, from preschool to post graduation, besides the syllabus inherent to the courses, it is essential that teaching practices are rethought and innovated, in dialogue with the various contexts and social actors. Thus, in order to propose strategies for continuing education of the teaching careers of Basic, Technical, Technological and Higher Education so as to continuously improve the teaching practices and educational inclusion, a Case Study was conducted in Public Education Institution. It offers secondary education, vocational, university degree and post-graduating courses. Through semi-structured and open interviews, as well as group and individual ones, data were generated and the triangulation of information gathered in the interviews was made out of the analysis of institutional documents. The data processing took place based on content analysis. The findings of this show that in different educational situations, such as in the welcoming of pupils with Specific Educational Nedds (SEN), the major discourse reveals that teachers do not feel qualified enough to deal with this kind of task, delegating to the pedagogical support the answers to an adequate education service, which ultimately causes the fragmentation of actions, failure and very often the students dropping out of academic environments, as well as discomfort, anxiety and frustration on the part behalf of the lecturers. Therefore, the creation of spaces for the articulation of knowledge about the specificities of the different social subjects is suggested in which the teaching practices that contribute to the educational inclusion and success of learning emancipatory perspective can be rethought-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectNecessidades educacionais específicas (NEE)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCentro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing education-
Palavras-chave: dc.subjectSpecific educational needs-
Título: dc.titleFormação continuada para docentes: uma proposta de estratégias para o aperfeiçoamento das práticas de ensino com foco na inclusão educacional-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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