Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, Isabella Silva dos | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Andressa Batista | - |
Autor(es): dc.creator | Ashley, Patrícia Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:25:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:25:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5401 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749938 | - |
Descrição: dc.description | O relatório documenta e publica a produção acadêmica de estudantes e dissemina o método, avaliação e resultados de prática de educação ativa em educação ambiental e para a cidadania, adotando o método de aprendizagem baseada em projetos aplicada a estudos socioambientais no componente curricular Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I, no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental. Este é o volume III da Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais, uma produção do Núcleo Girassol de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias, pela linha de pesquisa e extensão ‘Culturas e Educação para o Desenvolvimento Sustentável’. Na turma 2017.1, os projetos de ensino-aprendizagem integrados à pesquisa e extensão universitária foram elaborados dentro do eixo temático ‘Ambientes ignorados: cotidiano de escolhas (des)construídas’. O relatório está organizado em três partes. A primeira parte informa a ação de Ensino-Aprendizagem como foi pensada e como foi avaliada, com detalhamento para que possa ser compreendida, adaptada ou aplicada por outros docentes em educação básica ou superior. A segunda parte informa a ação de Extensão Universitária na forma de resumos e de comunicação para o público-alvo de cada projeto publicados em blog dedicado como Ambiente Virtual de Aprendizagem em Educação Ambiental, Políticas e Desenvolvimento Sustentável, uma ação de extensão dentro do Programa de Extensão Ecocidades. A terceira parte estão os capítulos de autoria de cada estudante referente à ação de Pesquisa de seus respectivos projetos de estudo no campo temático de Ambientes Ignorados: Cotidiano de Escolhas(Des)Construídas. A acadêmica Isabella Silva dos Santos, do Curso de Graduação em Ciência Ambiental, bolsista Prograd em Estágio Interno Uff junto ao Núcleo Girassol de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias, atuou na consolidação de todas as partes desse relatório. A Ficha Catalográfica e uma finalização editorial (sem alteração de paginação) ainda será feita para normalização de parágrafos, títulos e subtítulos dentro de cada seção, além de legendas para gráficos, figuras e tabelas e será realizada no primeiro trimestre de 2018, mas já sendo disponibilizada a publicação do relatório desde dezembro de 2017. Este relatório está disponível ao público a partir de dezembro de 2017 e depositado na comunidade do Núcleo Girassol no Repositório Institucional Uff protegido pela Licença Creative Commons para livre acesso, sem fins comerciais, podendo ser amplamente distribuído e referenciado. Palavras-chave: educação ambiental, educação para a cidadania, educação ativa, aprendizagem baseada em projetos, Ciência Ambiental. | - |
Descrição: dc.description | Pró-Reitoria de Graduação (Bolsas de Monitoria e Estágio Interno Uff) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para a cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência ambiental | - |
Título: dc.title | Ambientes ignorados: cotidiano de escolhas (des)construídas. Relatório de projetos em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I no curso de Bacharelado Em Ciência Ambiental turma 2017.1.Série aprendizagem baseada em projetos aplicada a estudos socioambientais V. III | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Technical report | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: