A sobrecarga de opções e o abandono da escolha: um estudo experimental sobre a decisão de um roteiro turístico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMayer, Verônica Feder-
Autor(es): dc.contributorAvila, Marcos Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorMarques, Osiris Ricardo Bezerra-
Autor(es): dc.contributorSantos, Glauber Eduardo de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8250455241449276-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4380725705167605-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1514075651545397-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6777108812814994-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1401073089905179-
Autor(es): dc.creatorVieira, Camila Vaz Mattos Fraga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2018.m.09273278728-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749933-
Descrição: dc.descriptionOs processos de tomada de decisão turística são teorizados a partir de modelos gerais baseados na crença de que os viajantes são decisores racionais capazes de maximizar a utilidade de suas decisões. Esta dissertação confronta essa abordagem destacando a possibilidade de integração de pesquisas mais recentes provenientes do campo do comportamento do consumidor, que reconhecem a possível pluralidade no raciocínio dos indivíduos e nos estilos de tomada de decisão, aos modelos de tomada de decisão turística. Com base teórica na psicologia cognitiva e na economia comportamental, expõe-se que a observação da escolha turística, de maneira geral, deve adicionalmente integrar os processos psicológicos individuais que determinam a utilização de estratégias de escolha. As teorias econômicas e psicológicas tradicionais sugerem que ter mais opções é benéfico para os tomadores de decisão. No entanto, de acordo com a teoria da sobrecarga de opções, o excesso de opções pode, por vezes, causar resultados opostos, como a paralisia decisória em que os consumidores "abandonam a escolha". A sobrecarga de opções, denominada em inglês como choice overload, foi abordada e discutida por pesquisadores como Iyengar e Lepper (2000), Schwartz (2002), Iyengar, Jiang e Huberman (2003), Jessup et al. (2009), Scheibehenne et al. (2009) e Scheibehenne et al. (2010). Considerando a extensa variedade de produtos turísticos, o objetivo principal desta dissertação foi verificar a hipótese de sobrecarga de opções no contexto da indústria do turismo, em especial na escolha de destinos para compor um roteiro de viagem. Para isso, através de metodologia experimental, a decisão de viajantes comuns foi simulada diante de cenário proposto e de distribuição aleatória dos participantes do estudo em dois diferentes grupos de escolha, com menos (14) ou mais (70) opções de destinos turísticos. Em linha com as pesquisas citadas, os resultados do estudo mostraram que ter mais opções aumentou a probabilidade do abandono da escolha própria, corroborando a existência da sobrecarga de opções na indústria do turismo, sobretudo na elaboração de roteiros turísticos. O presente estudo também demonstrou que outros efeitos como menor nível de familiaridade com o conjunto de opções, idade superior a 45 anos e o sexo dos indivíduos, podem leva-los a diferentes comportamentos decisórios e ao abandono da escolha própria no processo de decisão proposto. Uma vez verificada a presença da sobrecarga de opções no processo de escolha de destinos turísticos e na tomada de decisão de um viajante frequente, algumas implicações práticas e possíveis pesquisas futuras são discutidas no corpo principal desta dissertação-
Descrição: dc.descriptionThe decision-making processes of tourism are theorized from general models based on the belief that travelers are rational decision makers capable of maximizing the utility of their decisions. This dissertation confronts this approach by highlighting the possibility of integrating more recent research from the consumer behavior field, which recognizes the possible plurality in the reasoning of individuals and in the styles of decision-making, to the models of tourism decision-making. On the theoretical basis of cognitive psychology and behavioral economics, it is indicated that the observation of the tourist choice, in general, should also integrate the individual psychological processes that set the use of strategies of choice. Traditional economic and psychological theories suggest that having more options is beneficial to decision-makers. However, according to the choice overload theory, too many choices can sometimes lead to conflicting outcomes, such as the decision-making stalemate in which consumers "give up the choice". The choice overload was extensively discussed by researchers such as Iyengar and Lepper (2000), Schwartz (2002), Iyengar, Jiang and Huberman (2003), Jessup et al. (2009), Scheibehenne et al. (2009) and Scheibehenne et al. (2010). Considering the wide variety of tourist products, the main objective of this dissertation was to verify the hypothesis of choice overload in the context of the tourism industry, especially in the choice of destinations to compose a travel itinerary. To do so, through an experimental methodology, the decision of common travelers was simulated before the proposed scenario and random distribution of study participants in two different groups of choice, with fewer (14) or more (70) tourist destination options. In line with the research cited, the results of the study showed that having more options increased the probability of abandoning one's own choice, corroborating the existence of the choice overload in the tourism industry, especially in the elaboration of tourist itineraries. The present study also showed that other effects such as lower level of familiarity with the set of options, age over 45 years and the sex of the individuals, can lead them to different decision-making behaviors and the abandonment of their own choice in the proposed decision process. Once the presence of the choice overload in the process of choosing tourist destinations and in the decision-making of a frequent traveler has been verified, some practical implications and possible future research are discussed in the main body of this dissertation-
Descrição: dc.description152f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing turístico-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do turista-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de decisão no turismo-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia comportamental no turismo-
Palavras-chave: dc.subjectSobrecarga de opções-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectTurista-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de decisão-
Palavras-chave: dc.subjectTourism marketing-
Palavras-chave: dc.subjectTourist behavior-
Palavras-chave: dc.subjectDecision-making in tourism-
Palavras-chave: dc.subjectBehavioral economics in tourism-
Palavras-chave: dc.subjectChoice overload-
Título: dc.titleA sobrecarga de opções e o abandono da escolha: um estudo experimental sobre a decisão de um roteiro turístico-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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