A Imagem do jovem na TV: uma análise sobre a inserção da juventude no telejornalismo local do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbreu Junior, João Batista de-
Autor(es): dc.contributorLeal Filho, Laurindo-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Patrícia Maurício-
Autor(es): dc.contributorCarrano, Paulo Cesar Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorMeireles, Nara Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6652-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749918-
Descrição: dc.descriptionO telejornalismo desempenha hoje papel fundamental na construção do cotidiano. É por meio dele que a maior parte da população brasileira tem acesso não só a notícias, mas a uma visão de mundo cercada de valores e conceitos. A televisão passou a existir em escala industrial e por sinal aberto no país na década de 1950 e se consagrou, ao longo dos anos, como o meio de comunicação mais consumido pela sociedade. Neste cenário, a forma como grupos sociais são inseridos na programação telejornalística interfere diretamente na maneira como as identidades coletivas são construídas e como tais grupos passam a enxergar a si próprios e a ser vistos pelos demais. A juventude merece atenção especial por ter passado nos últimos anos por um importante processo de mudanças relativas à participação social e à vontade de propor e interferir ativamente nas transformações. A partir da relação entre a plataforma de notícias de maior alcance nacional e um grupo social estruturado e agora consciente do espaço que pode ocupar, esta dissertação busca compreender a forma como os jovens são retratados no telejornalismo local diário do Rio de Janeiro e perceber se as opiniões e expectativas destes cidadãos são levadas em conta pelas empresas de comunicação. A pesquisa mergulha em uma extensa revisão bibliográfica a respeito da televisão e da juventude, e analisa 30 edições na íntegra de noticiários das duas emissoras de maior audiência do país a partir do conteúdo textual e do teor apresentado por meio de imagens. São consideradas opiniões e posicionamentos dos editores-chefes e apresentadores dos noticiários, responsáveis, em grande parte, pelo conteúdo final que chega aos telespectadores. Traça um panorama da forma como a juventude é inserida no telejornalismo local apresentado à capital e à Região Metropolitana fluminenses na esperança de levantar uma discussão importante sobre a representação do grupo na mídia e propor uma cobertura que fuja do senso comum e inclua, de fato, o jovem.-
Descrição: dc.descriptionTelejournalism performs a fundamental role in the construction of daily life today. It is through it that most of Brazilian population has access not only to news, but to a world vision surrounded by values and concepts. Television came to exist on an industrial scale and on a free-to-air form in the country in the 1950s and has been consecrated over the years as the most consumed mean of communication by society. In this scenario, the way how social groups are inserted in television programming interferes directly in the way how which collective identities are constructed and how these groups come to see themselves and to be seen by others. Youth deserves special attention as a group that has experienced an important process of changes in the last years, concerning the social participation and the desire to propose and interfere actively in transformations. Based on the relation between the news platform with the greater national reach and a social group structured and now aware of the space it can occupy, this dissertation seeks to understand the way how young people are portrayed in daily local television news in Rio de Janeiro and to realize if the opinions and expectations of these citizens are taken into account by the communication companies. The research immerses into an extensive literature review on television and youth, and analyzes 30 full-issue newscasts of the two largest television stations in the country from textual and images content. Opinions and positions of the editor-in-chief and presenters of the news programs are considered, as they are responsible, in large scale, for the final content that reaches the viewers. It gives an overview of the way how youth is inserted in the local telejournalism presented to the capital and the Metropolitan Region of Rio de Janeiro in the hope of raising an important discussion about the representation of the group in the media and proposing a coverage that runs out of common sense and includes, in fact, the young.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTelejornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectSenso comum-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectTelejornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectJovem; aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade (Psicologia)-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectSenso comum-
Palavras-chave: dc.subjectTelejournalism-
Palavras-chave: dc.subjectYouth-
Palavras-chave: dc.subjectCommon sense-
Palavras-chave: dc.subjectMedia-
Título: dc.titleA Imagem do jovem na TV: uma análise sobre a inserção da juventude no telejornalismo local do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.