Por um novo perfil profissional: como as agências de viagens realizam seus processos de recrutamento, seleção e treinamento no atual cenário competitivo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastro, Carolina Lescura de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Renata Garanito de-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Renato Gonzalez de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Angela Pereira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2112-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749910-
Descrição: dc.descriptionAs agências de viagens ao longo dos anos passaram por diversas transformações, que estão atreladas principalmente ao desenvolvimento dos meios de transporte e aos avanços tecnológicos. Com a globalização, esse mercado teve que se adaptar aos novos processos, a concorrência e as exigências do consumidor, que está cada vez mais crítico e informado. Não somente as agências de viagens modificaram sua forma de negócio, como também o perfil do agente de viagens evoluiu, tanto que uma das tendências de mercado é a consultoria em viagens, que visa orientar, aconselhar e assessorar o cliente, de acordo com o seu perfil e suas expectativas. Diante deste contexto, este trabalho tem como objetivo geral investigar como as agências de viagens de Niterói estão realizando seu processo de recrutamento seleção e treinamento visto a necessidade de mudança do perfil do profissional que atua nesse setor. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com cinco agências de viagens no bairro de Icaraí – Niterói (RJ), buscando investigar, especialmente, os processos de recrutamento, seleção e treinamento dessas empresas. Após a aplicação, transcrição e análise das entrevistas, os dados foram organizados em quatro categorias: panorama das agências de viagens e suas expectativas; características do processo de recrutamento e seleção; características do processo de treinamento; e perfil do agente de viagens e consultor de viagens. Por fim, os principais resultados obtidos mostraram a importância de compreender o papel dos colaboradores como ferramenta capaz de agregar valor a organização-
Descrição: dc.descriptionTravel agencies passed by several transformations over the years, which are mainly linked to the development of transportation and technological advances. With globalization, this market had to adapt to new processes, competition and consumer demand, which is increasingly critical and informed. Not only travel agencies changed their form of business, as well as the travel agent profile has evolved so much that one of the trends of market is the travel consultant, which aims to guide, advise and assist the client according to your profile and expectations. Given this context, this work has the general objective to investigate how Niteroi travel agencies are Niterói travel agencies are performing the process of recruitment selection and training since the need of changing the professional profile in this sector. Thus, an exploratory qualitative research was conducted with five travel agencies in the Icaraí - Niterói (RJ) neighborhood, seeking to investigate, especially the processes of recruitment, selection and training of these companies. After application, transcription and analysis of interviews, data were organized into four categories: overview of travel agencies and their expectations; process characteristics recruitment and selection; characteristics of the training process; and travel agent profile and travel consultant. Finally the main results indicated the importance of understanding the role of employees as capable of add value to the organization-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAgências de viagens-
Palavras-chave: dc.subjectRecrutamento e seleção-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento-
Palavras-chave: dc.subjectAgente de viagens-
Palavras-chave: dc.subjectConsultor de viagens-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectAgência de viagem-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil profissional-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectTravel agency-
Palavras-chave: dc.subjectRecruitment and selection-
Palavras-chave: dc.subjectTraining-
Palavras-chave: dc.subjectTravel agent-
Palavras-chave: dc.subjectTravel consultant-
Título: dc.titlePor um novo perfil profissional: como as agências de viagens realizam seus processos de recrutamento, seleção e treinamento no atual cenário competitivo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.