NOVO ENSINO MÉDIO: processo de uniformização/especialização dos alunos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaiva, A. L. S.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0993142677246044-
Autor(es): dc.contributorBorowsky, Micheli Marques-
Autor(es): dc.contributorFernandes, R.B.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8021613526346249-
Autor(es): dc.creatorCarneiro, Marco Aurélio Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28227-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749900-
Descrição: dc.descriptionA partir da questão “Como se estabeleceria uma reforma educacional, voltada para a construção de um projeto de vida, diante de um grupo completamente heterogêneo de alunos?”, esta monografia procura esmiuçar o Novo Ensino Médio, com o objetivo de estudá-lo em sua tarefa de conciliar uniformização e especialização dos alunos do Ensino Médio. O sistema educacional brasileiro, composto de diversas modalidades de ensino ministradas por diferentes instituições, é visto em seu aspecto historicamente dual, elitista e excludente, comprometido com o mercado e com a subutilização do setor de ensino (administração escolar, coordenação pedagógica, corpo docente). Não obstante, a monografia procura ressaltar a potencialidade do sistema educacional para auxiliar na formação dos “intelectuais orgânicos” da classe trabalhadora. A metodologia utilizada consiste no levantamento da produção documental do governo – leis, pareceres, editais, manuais – acerca da reforma do Ensino Médio, lida criticamente e à luz dos clássicos, entretanto, sem deixar de buscar referências bibliográficas mais recentes.-
Descrição: dc.descriptionFrom the question “How would an educational reform be formulated, aimed at building a life project, taking into consideration a completely heterogeneous group of students?”, this final paper seeks to analyze in detail the New High School to study its task of reconciling uniformity and specialization of high school students. Brazilian educational system, made up of different teaching modalities provided by different institutions, is seen in its historically dual, elitist and exclusive aspect, committed to the market and to the underutilization of the education sector (school administration, pedagogical coordination, teaching staff). Nevertheless this final paper attempts to emphasize the educational system potencial in producing “organic intellectuals” of the working class. The employed methodology is data search of government documentary production - laws, opinions, public notices, manuals - about the reform of High School, read critically and in the light of the classics, however searching for more recent bibliographical references.-
Descrição: dc.description85-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNovo Ensino Médio. Uniformização. Especialização. Indústria da Educação. Cultura Capitalista-
Palavras-chave: dc.subjectNew High School. Uniformity. Specialization. Education Industry. Capitalist Culture-
Título: dc.titleNOVO ENSINO MÉDIO: processo de uniformização/especialização dos alunos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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