Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavalcanti, Diana Negrão | - |
Autor(es): dc.contributor | Caminha, Vera Prudência | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Manuel Gustavo Leitão | - |
Autor(es): dc.contributor | Pletsch, Marcia Denise | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Neuza Rejane Wille | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Michele Joia da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:25:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:25:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30074 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749895 | - |
Descrição: dc.description | O espectro autista é um transtorno do neurodesenvolvimento e vai trazer uma desordem em aspectos específicos do desenvolvimento e por ser singular, apresenta demandas específicas para cada aluno. Algumas pessoas com autismo apresentam atrasos cognitivos, como comprometimento intelectual. Esse trabalho objetivou criar um portfólio com roteiro para avaliação da aprendizagem para identificar níveis pedagógicos de escolares com autismo. Para tanto, foram indicados níveis de aprendizagem de um a quatro, que vão de aspectos motores até ortográficos, para facilitar adequações curriculares necessárias a esse público-alvo. Estas adequações auxiliaram na montagem e aplicação de Plano Educacional Individualizado e Atendimento Educacional Especializado aos participantes da pesquisa que estudavam em uma escola regular no município do Rio de Janeiro. Este estudo é qualitativo e utilizou a metodologia de campo exploratória, com observação dos discentes, pois, o produto desta dissertação poderá auxiliar os professores a realizarem e escolher suas atividades pedagógicas para o atendimento destes alunos. O resultado deste trabalho afirma a necessidade de uma avaliação para triagem em espaço escolar, específica para educadores, pois após sua aplicabilidade demonstrou uma atuação mais positiva, personificada e pontual dos professores envolvidos e um engajamento maior do aluno com o material adaptado para sua necessidade específica | - |
Descrição: dc.description | The autism spectrum is a neurodevelopmental disorder and will bring about a disorder in specific aspects of development and because it is unique, it presents specific demands for each student. Some people with autism have cognitive delays, such as intellectual impairment. This work aimed to create a portfolio with a guide for learning assessment to identify pedagogical levels of students with autism. To this end, learning levels from one to four were indicated, ranging from motor aspects to spelling, to facilitate curricular adaptations necessary for this target audience. These adjustments helped in the assembly and application of an Individualized Educational Plan and Specialized Educational Assistance to the research participants who studied in a regular school in the city of Rio de Janeiro. This study is qualitative and used the exploratory field methodology, with observation of the students, therefore, the product of this dissertation will be able to help the professors to carry out and to choose their pedagogical activities for the attendance of these students. The result of this work affirms the need for an evaluation for screening in a school space, specific for educators, because after its applicability it demonstrated a more positive, personified and punctual performance of the teachers involved and a greater engagement of the student with the material adapted to their specific needs. | - |
Descrição: dc.description | 182 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva, Avaliação Cognitiva, Ensino Colaborativo, Formação Continuada. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva, Cognição, Transtorno autístico, Processo de ensino-aprendizagem, Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism Espectrum Disorder, Inclusive Education, Cognitive Assessment, Collaborative Teaching, Continuing Education | - |
Título: dc.title | Roteiro de avaliação pedagógica para escolares com Transtorno do Espectro Autista | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: