Propostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCrissaff, Lhaylla dos Santos-
Autor(es): dc.contributorAbdon, Miriam Del Milagro-
Autor(es): dc.contributorDutra, Magda Kimico Kaibara-
Autor(es): dc.creatorGomes, Ana Paula Heredia de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25458-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749872-
Descrição: dc.descriptionEnsinar trigonometria é mais um dos grandes desafios dos professores que lecionam matemática no ensino básico, já que seu estudo está comumente associado à memorização de fórmulas, a exercícios sem significado e ao desinteresse dos estudantes. Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática tem o objetivo de propor o uso da Modelagem Matemática como metodologia de ensino para a trigonometria através de três atividades. Vamos também apresentar algumas concepções sobre a Modelagem Matemática de autores renomados da área, bem como reflexões sobre o ensino da trigonometria, além de um breve relato histórico sobre o tema. Baseando-se em documentos oficiais que nos orientam na apresentação deste conteúdo, as atividades foram desenvolvidas para serem usadas com estudantes do Ensino Médio, os quais devem estar preparados para o exame do ENEM ao final de sua vida escolar. Como conclusão do trabalho, percebemos a relevância da inserção da modelagem como estratégia de ensino no Ensino Básico que, apesar das dificuldades para a sua implementação, pode proporcionar ao estudante, além da aquisição de conteúdos matemáticos, possibilidades de torná-lo um cidadão mais crítico e reflexivo-
Descrição: dc.descriptionTeaching trigonometry is one of the greatest challenges for teachers who teach mathematics in basic education, since their study is commonly associated with memorizing formulas, meaningless exercises and students' lack of interest. This final work on the mathematics degree course aims to propose the use of mathematical modeling as a teaching methodology for trigonometry through three activities. We will also present some conceptions on mathematical modeling by renowned authors in the area, as well as reflections on the teaching of trigonometry, in addition to a brief historical report on the subject. Based on official documents that guide us in the presentation of this content, the activities were developed to be used with high school students, who must be prepared for the ENEM exam at the end of their school life. As a conclusion of the work, we reeducation that, despite the difficulties for its implementation, can provide the student, in addition to the acquisition of mathematical content, possibilities to make him a more critical citizen and reflective-
Descrição: dc.description62 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemática-
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometria-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometria-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical modeling-
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometry-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teaching-
Título: dc.titlePropostas de atividades de trigonometria através da modelagem matemática-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.