A (con)formação dos trabalhadores no Governo Lula sob o signo do mercado

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, José dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCPF:76701611753-
Autor(es): dc.contributorJimenez, Maria Susana Vasconcelos-
Autor(es): dc.contributorCPF:24500199222-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1771899477297406-
Autor(es): dc.contributorSantos, Aparecida de Fátima Tiradentes dos-
Autor(es): dc.contributorCPF:76890198700-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4767509T6-
Autor(es): dc.contributorReis, Ronaldo Rosas-
Autor(es): dc.contributorCPF:38874970749-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4794674Z2-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Mônica Ribeiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17600-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749860-
Descrição: dc.descriptionThe present study has the objective of analyzing government Lula's education politics critically, particularly expressed in the projects: Program School of Factory, Programs National of Incentive to the First Job, Program of Integration of the Professional Education to the Medium Teaching for Youths and Adults and National Program of Inclusion of Youths, which mention more directly to the relationships between work and education. The study leaned on in the bibliographical revision and in the documental exam, to lecture on her the structural crisis of the capital, as form of placing the relationship historically between the models of accumulation of the capital and the Brazilian education politics. As for this last one, the period was delimited understood among the years of 1990 up to 2006, revisiting, this way, Fernando Collor de Mello governments, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso and, finally, of Luiz Inácio Lula da Silva. The analysis revealed that the foregoing programs, destined to the workers' education - or of the youth, according to the official nomenclature, stepped on in the optics imediatista of the market, on the pretext of, through partnerships with deprived companies and/or international institutions, to qualify the workers, in a smaller possible time, for the job market, under the apologetic mantle of the citizenship, they offer to the workers, still plus, a fragmented education, denying them the necessary knowledge to break with the metal chains of the capitalism. The study allows to conclude that a disregard there was been by the education politics returned for the worker's full formation, on the part of each government of the referred time, it is in the workers'" president's "government that this aggravation becomes still more visible, being this produced by the good welcome of the government Lula to the neo liberal politics.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem o objetivo de analisar criticamente a política educacional do Governo Lula, particularmente expressa nos projetos: Programa Escola de Fábrica, Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego, Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio para Jovens e Adultos e Programa Nacional de Inclusão de Jovens, os quais aludem mais diretamente às relações entre trabalho e educação. O estudo apoiou-se na revisão bibliográfica e no exame documental, para dissertar-se sobre a crise estrutural do capital, como forma de situar historicamente a relação entre os modelos de acumulação do capital e a política educacional brasileira. Quanto a esta última, delimitou-se o período compreendido entre os anos de 1990 até 2006, revisitando, desta forma, os governos de Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e, finalmente, de Luiz Inácio Lula da Silva. A análise revelou que os programas supracitados, destinados à educação dos trabalhadores ou, da juventude, conforme a nomenclatura oficial, calcadas na ótica imediatista do mercado, a pretexto de, através de parcerias com empresas privadas e/ou instituições internacionais, capacitar os trabalhadores, em um menor tempo possível, para o mercado de trabalho, sob o manto apologético da cidadania, oferecem aos trabalhadores, ainda mais, uma educação fragmentada, negando-lhes o conhecimento necessário para romper com os grilhões do capitalismo. O estudo permite concluir que se houve um descaso pela política educacional voltada para a formação plena do trabalhador, por parte de cada governo da referida época, é no governo do presidente dos trabalhadores que este agravamento torna-se ainda mais visível, sendo este produzido pela boa acolhida do Governo Lula às políticas neoliberais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhador-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectParceria público/privado-
Palavras-chave: dc.subjectPolítcas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectGoverno Lula-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresários na educação-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA (con)formação dos trabalhadores no Governo Lula sob o signo do mercado-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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