Juventude e educação técnica: a experiência na formação de jovens trabalhadores do Colégio Estadual Prof. Horacio Macedo /CEFET-RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarrano, Paulo César Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorCPF:04533325622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799707U5-
Autor(es): dc.contributorFrigotto, Gaudencio-
Autor(es): dc.contributorCPF:12635707049-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780705Y6-
Autor(es): dc.contributorRamos, Marise Nogueira-
Autor(es): dc.contributorCPF:82977960720-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790909E4-
Autor(es): dc.creatorSimões, Carlos Artexes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18203-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749828-
Descrição: dc.descriptionAt the beginning of the 21st century, Brazil faces huge difficulties in meeting the needs of its population, especially the young people basic rights to quality education for all and nonalienated work. Informal work and underemployment prevail in production relations and the quantitative expansion of the school system has been characterized as a degrading offering to popular sectors. A large contingent of young people has abandoned their perspective on study and work. Some educational proposals seek if a counterpoint to this social reality, seen here as a tension between the structure of a capitalist system and the strategy used by the social artists, and, in particular, the working young people. This dissertation seeks to unveil the possibility of using technical formation to the poor young people in their social rising and personal and collective development. It has the objective of analyzing the experience of young people coming from state schools, in their educational trajectories and insertion into work after graduating and participating in the educational program of secondary education offered at Colégio Estadual Prof. Horacio Macedo, in articulation with the technical education of Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). This study deals with a case that emphasizes originalities and peculiarities of the experience of young people from popular layers of society, that finished secondary education and had the opportunity to attend technical education at CEFET-RJ, but with a comprehensive perspective of the understanding of the theme related to the issue of the young people formation and their relation with work.-
Descrição: dc.descriptionNo inicio do século XXI, o Brasil enfrenta grandes dificuldades de atender à sua população e, em particular, aos jovens nos seus direitos básicos de uma educação de qualidade para todos e de trabalho não alienado. O trabalho informal e o subemprego predominam nas relações de produção e a expansão quantitativa da escolarização tem se caracterizado como uma oferta degradada para os setores populares. Um grande contingente de jovens tem abandonado a perspectiva do estudo e do trabalho. Algumas propostas educacionais buscam se contrapor a esta realidade social, aqui vista como uma tensão entre a estrutura de um sistema capitalista e a estratégia utilizada pelos atores sociais e, em particular, pelos jovens trabalhadores. Essa dissertação busca desvendar a possibilidade de utilização da educação técnica pelos jovens pobres para a sua ascensão social e desenvolvimento pessoal e coletivo. Tem como objetivo analisar a experiência de jovens oriundos da escola pública em suas trajetórias educacionais e de inserção no trabalho, a partir da conclusão e participação no programa educacional de oferta do Ensino Médio, do Colégio Estadual Prof. Horacio Macedo, articulado com a Educação Técnica do Centro federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Trata-se de um estudo de caso que ressalta originalidades e particularidades da experiência de jovens de camadas populares, que concluíram o Ensino Médio, e tiveram a oportunidade da Educação Técnica no CEFET-RJ, mas com uma perspectiva abrangente de compreensão do tema, referente à questão da formação de jovens e sua relação com o trabalho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade social-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectEmprego-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectYouth-
Palavras-chave: dc.subjectWork-
Palavras-chave: dc.subjectTechnical education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleJuventude e educação técnica: a experiência na formação de jovens trabalhadores do Colégio Estadual Prof. Horacio Macedo /CEFET-RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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