O feedback do egresso como fonte de desenvolvimento organizacional: subsídios para implantação de um instrumento aplicado

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, André-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ualison Rébula de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Marco Antônio Ferreira de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4052746832163575-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4359400160165099-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6460931837390456-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5708227944301103-
Autor(es): dc.creatorVolpato, Felipe de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13247-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.05022593610-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749808-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda a temática do acompanhamento do egresso, um dos pontos fracos destacados no PDI do IF Sudeste MG. Partindo da premissa de que o egresso é fonte valiosa de informação sobre a instituição, delineou-se o objetivo geral que conduziu esta pesquisa: desenvolver instrumento que viabilize o feedback dos egressos como fonte para o desenvolvimento da instituição. Procedimentos/Método para a solução do problema: Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, na qual foram empreendidas as seguintes etapas: i) diagnóstico, por meio de uma sondagem inicial, pesquisa bibliográfica e documental, além de observação empírica do pesquisador lotado no campus Juiz de Fora; ii) trabalho de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas aos gestores do campus Juiz de Fora, apontando os empecilhos da efetivação do acompanhamento de egressos e sugerindo questões e ações a serem empreendidas; elaboração e aplicação do instrumento questionário aos egressos; análise prática da aplicação desse instrumento piloto; iii) proposição de instrumento revisado com procedimento para sua instauração. Resultados: O acompanhamento de egressos é uma questão normativamente prevista e teoricamente defendida como um caminho promissor para o desenvolvimento da instituição. Assim, atendeu-se ao objetivo geral elencado, propondo um instrumento de coleta de dados revisado, juntamente com uma sugestão de procedimento de aplicação para que a instituição possa se embasar para o atendimento à demanda do acompanhamento de egressos. Implicações práticas: A proposição do instrumento validado e revisado, e procedimento visando sua instauração. O procedimento descreve a periodicidade de aplicação, grupos de egressos partícipes, o setor responsável pelo envio do instrumento, dentre outros pormenores previstos, incutindo a cultura da avaliação periódica na instituição, além de promover o estreitamento do vínculo com seu ex-aluno. Prática que poderá compor as bases do acompanhamento de egressos, até então, inexistente na instituição. Originalidade e contribuições: A proposta apresentada é original, pois foi adaptada ao contexto do IF Sudeste MG campus Juiz de Fora. No entanto, existe a possibilidade de disseminação da proposição a outros contextos também educacionais. Propiciará aos atores da instituição um repensar crítico sobre a potencialidade das informações advindas do público egresso para aperfeiçoamentos em diversos níveis. Além disso, a proposta contribui para uma atualização dos dados e informações a respeito da trajetória dos egressos, possibilitando, assim, um intercâmbio da instituição com o mercado de trabalho e reflexões a respeito do cumprimento da atividade fim da instituição. Nesse sentido, a pesquisa se vincula à linha de atuação científico-tecnológica – organizações e sociedade (LACT 1), por buscar essa problematização de questões voltadas à efetividade organizacional e ao aperfeiçoamento de práticas de gestão. Produção Técnica/Tecnológica: O instrumento e o procedimento para sua instauração são os produtos gerados pelo trabalho. Enquadra-se como Processo de Gestão, pertencente ao Eixo 1 – Produtos e Processos. O instrumento apresenta aplicabilidade, pois foi validado pelos egressos da instituição; é inovador, visto que a proposta vai além do acompanhamento de egressos, considerando a opinião dos ex-alunos na contribuição para o desenvolvimento organizacional e se mostra ainda pouco complexo, valendo-se de uma ferramenta gratuita e de fácil utilização prática.-
Descrição: dc.descriptionThis work approaches egress’s monitoring, one of the weakest topics on the PDI of IF Sudeste MG. Assuming that the egress is a valuable source of information about the institution, we outlined the general objective that guides this research: to develop instruments that make viable the egresses’ feedback as a source for the institution’s development. Procedures/Methods for the solution of the problem: It is a case study with a qualitative approach consisting of the following stages: i) diagnostic, through an initial probe; documental and bibliographical research, as well as empiric observation of the researcher stationed at Juiz de Fora’ s campus, supporting the hypothesis regarding the absence of egresses’ monitoring within the institution; ii) field research, through semistructured interviews with Juiz de Fora campus’s managers, indicating not only the barriers to the accomplishment of egresses’ monitoring but also suggesting actions to be taken; creation and application of a questionnaire to the egresses; practical analysis of the application of this pilot instrument. iii) proposal of the revised instrument with its implementation procedures. Results: Egresses’ monitoring is a prescriptively expected issue and theoretically supported as a promising way to the development of the institution. Therefore, the general objective of this research was met, seeing as it was proposed a revised instrument of data collection together with a suggestion of an application procedure in which the institution can base itself for meeting the demand of egresses. Practical implications: The proposition of the validated and revised instrument, as well as the procedure needed for its implementation. The procedure describes the periodicity of the application, the participants' groups of egresses, the department responsible for sending the instrument, besides other predicted details, so that the institution can instill the culture of frequent assessment, promoting a tight connection with its former students. This practice can compose the basis of a yet non-existent egresses’ monitoring. It should be emphasized that this research is aimed at the federal public administration. Originality and contributions: This proposal is original since it was adapted to the context of IF Sudeste MG campus Juiz de Fora. However, it is possible for this proposal to be spread to other educational contexts. It will foster the institution’s actors a critical rethinking about the potentiality of the information provided by the egresses as an improvement in different levels. Beyond that, this proposal contributes with data update and information about egresses’ path, making it a possible exchange between the institution and labor market, besides reflections upon fulfillment of the institution’s core activity. In this sense, the research is linked to the field of scientific-technological – organizations and society (LACT 1), as it searches for problematizing questions related to organizational effectiveness and to the improvement of management practices. Technical/Technological production: The instrument and the procedure for its implementation are the products generated by this research. It fits in Management Process, belonging to Axis 1 – products and Processes. The instrument is applicable, because it was validated by the institution’s egresses; it is innovative, on the grounds that the proposal goes beyond egresses’ monitoring, as it also considers the opinion of former students for the contribution of the organizational development, and it is also little complex, provided that it uses a free and easy-to-use tool.-
Descrição: dc.description152 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAcompanhamento de egressos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEgresses’ monitoring-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional educational-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational development-
Título: dc.titleO feedback do egresso como fonte de desenvolvimento organizacional: subsídios para implantação de um instrumento aplicado-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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