A aprovação dos mitos em La serrana de la vera e em El mejor mozo de España

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeres, Lygia Rodrigues Vianna-
Autor(es): dc.contributorLabriola, Rodrigo-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Magnólia Brasil Barbosa do-
Autor(es): dc.contributorPacheco, Liège Rinaldi de Assis-
Autor(es): dc.contributorLemus, Victor Manuel Ramos-
Autor(es): dc.creatorSantos, Marco Antônio da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3176-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749807-
Descrição: dc.descriptionO gênero dramático deve ser concebido como uma escrita construída para ser encenada em um espaço próprio e por atores competentes para a pronunciação das réplicas. Por isso, ao estudar este gênero somente pelo texto, implica perda parcial de análise. Entretanto, se considerarmos o texto como uma forma de teatralização da linguagem com fins específicos, uma leitura com base na Retórica, enquanto técnica para obter a adesão do público, as obras dos dramaturgos serão exploradas com maior precisão e compreensão da sua função social e histórica. Para a fundamentação dessas reflexões, foram analisadas obras do teatro do Século de Ouro espanhol por suas fontes inesgotáveis de recursos de adesão de espectadores diversos culturalmente. Esta tese busca mostrar as técnicas retóricas e cênicas empregadas pelos dramaturgos seiscentistas com o intuito de construir uma imagem dos reis católicos como um governo bem sucedido. Também, como objetivo central, essa manipulação da linguagem, através das réplicas, deseja restaurar a imagem da monarquia vigente, diante de séria crise econômica e valores socioculturais alterados-
Descrição: dc.descriptionEl género dramático debe ser concebida como una escritura construida para ser escenificada en un espacio propio y por atores competentes para la pronunciación de las réplicas. Por eso, estudiar este género sólo por su texto implica pérdida parcial de análisis. Sin embargo, si consideráremos el texto una forma de teatralización del lenguaje con fines específicos, una lectura con enfoque en la Retórica, como técnica para obtener la adhesión del público, las obras de los dramaturgos serán exploradas con mayor precisión y comprensión de su función social e histórica. Para la fundamentación de esos reflejos, fueron analizadas obras del teatro del Siglo de Oro por sus fuentes inagotables de recursos de adhesión. Esta tesis doctoral intenta mostrar las técnicas retóricas y escénicas empleadas por los dramaturgos de los seiscientos con el objetivo de construir una imagen de los reyes católicos como un gobierno exitoso. También, como objetivo central, esa manipulación del lenguaje, a través de las réplicas, desea restaurar la imagen de la monarquía en vigor, delante de una grave crisis económica y valores socioculturales alterados-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRetórica-
Palavras-chave: dc.subjectSéculo de Ouro-
Palavras-chave: dc.subjectMito-
Palavras-chave: dc.subjectReis católicos-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura espanhola-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectGênero dramático-
Palavras-chave: dc.subjectSiglo de Oro-
Palavras-chave: dc.subjectReyes católicos-
Palavras-chave: dc.subjectRetórica-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectMito-
Título: dc.titleA aprovação dos mitos em La serrana de la vera e em El mejor mozo de España-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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