Escolas do Amanhã: um estudo de caso da participação dos professores nos processos decisórios e na construção da gestão democrática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNajjar, Jorge Nassim Vieira-
Autor(es): dc.contributorAraujo, Flávia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorSouza, Elaine Constant Pereira de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7875640189673340-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9347392496995337-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Débora Silva Quirino do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15201-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749803-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem por objetivo analisar a participação dos professores nos processos decisórios de uma unidade de ensino, que faz parte do Programa Escolas do Amanhã, da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Busca-se verificar como a participação dos mestres a respeito da aprovação dos alunos, no conselho de classe, e nas discussões orçamentárias pertinentes à escola se relacionam com o processo de construção da gestão democrática. A escola em questão está localizada numa área com altos índices de violência e apresenta baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para realizar esta pesquisa, utilizamos o estudo de caso, em Yin (2001), e realizamos entrevistas semi-estruturadas com quatro professores que atuam há mais de cinco anos na escola, e que lecionam diferentes áreas do conhecimento, bem como com a atual diretora geral da escola. Entrevistamos também a gestora do Programa Escolas do Amanhã para enriquecer o estudo com detalhes sobre o mesmo. Essas entrevistas serão analisadas à luz dos estudos de Mikhail Bakhtin (2015). Com isso, percebemos, nesse estudo, que houve avanços nos mecanismos de participação dos professores nas decisões que pairam sobre a escola acerca da aprovação dos estudantes. Entretanto, no âmbito orçamentário, é necessário que os docentes tenham mais voz para discutir como os recursos financeiros serão gastos. Dessa forma, concluímos que a escola já apresenta alguns aspectos que se aproximam de uma gestão democrática, porém há outros que precisam ser impulsionados para se fazer presente no espaço escolar, e torná-lo democrático.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims at analyzing the teachers’ participation in the decisive processes of a school which is part of the program Schools of Tomorrow, offered by the municipality of Rio de Janeiro. We seek to verify how the participation of teachers in the Class Council concerning students’ approval, as well as in the budgetary discussions belonging to the school, relate to the construction process of democratic management. The school under study is located in an area with high violence rates and presents poor form in the Index of Basic Education Development (IDEB). In order to carry out this research, we used the case study (YIN, 2001) and semi-structured interviews with four teachers who have been working there for more than five years, teaching different knowledge fields. We also interviewed the manager of the Schools of Tomorrow to enrich this study by giving details about the program. Such interviews will be analyzed based on Mikhail Bakhtin studies (2015). Thus, we will notice that there have been advancements in the mechanisms of teachers’ participation in the decisions which drift on the school concerning students’ approval. However, within the budgetary scope, it is necessary that educators have more voice to discuss how the financial resources will be spent. This way, we conclude that the school already presents some aspects which are close to a democratic management, although there are others which need to be driven forward in order to be present in the school space, and make it democratic.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação-
Palavras-chave: dc.subjectgestão democrática-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Escolas do Amanhã-
Palavras-chave: dc.subjecteducação-
Palavras-chave: dc.subjectParticipation-
Palavras-chave: dc.subjectdemocratic management-
Palavras-chave: dc.subjectProgram Schools of Tomorrow-
Palavras-chave: dc.subjecteducation-
Título: dc.titleEscolas do Amanhã: um estudo de caso da participação dos professores nos processos decisórios e na construção da gestão democrática-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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