Percepções dos docentes avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): um estudo sobre o produtivismo acadêmico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGurgel, Claudio Roberto Marques-
Autor(es): dc.contributorCastro Junior, Joel de Lima Pereira-
Autor(es): dc.contributorFrigotto, Gaudêncio-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Carla Guimarães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2415-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749802-
Descrição: dc.descriptionApós a crise do modelo fordista nos anos 1970, nas décadas seguintes – 1980 / 1990, uma série de recomendações preconizada pelos organismos financeiros multilaterais acarretou em reformas políticas e econômicas mundiais. Tratava-se de uma nova hegemonia do pensamento econômico liberal. Denominado neoliberalismo, ascendeu fortemente no Brasil nos anos de 1990. O gerencialismo, modelo de gestão baseado no neoliberalismo, chegava ao país através das reformas estatais da época que atingiram o setor público, submetendo-o aos moldes comércio-empresa e trazendo a tona conceitos como "eficiência" e "produtividade". A ideologia neoliberal avançou também na área acadêmica, bem como o gerencialismo ao adotar “ferramentas” da gestão empresarial no campo educacional. Transformar universidades em empresas induz a mercantilização da educação superior e a adoção de critérios quantitativistas para se avaliar o trabalho docente – bases do produtivismo acadêmico. Uma das consequências desse processo é que a qualidade da produção acadêmica é desconsiderada em prol da valorização da quantidade. A avaliação docente emana de diretrizes estatais por mediação do CNPq e da CAPES. Esta última avalia (ou regula) o trabalho docente ao mesmo tempo em que o fomenta. Neste trabalho, a pesquisa de campo, empregando um questionário e a entrevista como coleta de informações, foi utilizada como parte da metodologia proposta para cumprir o objetivo de identificar as percepções dos docentes sobre a avaliação que a CAPES realiza; visto seus repetitivos comentários quanto aos aspectos negativos dos critérios de avaliação que ela emprega. Como parte da conclusão, buscou-se sugerir, com base nas opiniões de diversos docentes de distintos cursos, melhorias para o processo de avaliação da CAPES-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectGerencialismo-
Palavras-chave: dc.subjectProdutivismo acadêmico-
Palavras-chave: dc.subjectModelo CAPES de Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho docente-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa científica-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da capacidade de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectProdutividade-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectCNPq-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo docente-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de ensino-
Título: dc.titlePercepções dos docentes avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): um estudo sobre o produtivismo acadêmico-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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