Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gurgel, Claudio Roberto Marques | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro Junior, Joel de Lima Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Frigotto, Gaudêncio | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Carla Guimarães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:24:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:24:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2415 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749802 | - |
Descrição: dc.description | Após a crise do modelo fordista nos anos 1970, nas décadas seguintes – 1980 / 1990, uma série de recomendações preconizada pelos organismos financeiros multilaterais acarretou em reformas políticas e econômicas mundiais. Tratava-se de uma nova hegemonia do pensamento econômico liberal. Denominado neoliberalismo, ascendeu fortemente no Brasil nos anos de 1990. O gerencialismo, modelo de gestão baseado no neoliberalismo, chegava ao país através das reformas estatais da época que atingiram o setor público, submetendo-o aos moldes comércio-empresa e trazendo a tona conceitos como "eficiência" e "produtividade". A ideologia neoliberal avançou também na área acadêmica, bem como o gerencialismo ao adotar “ferramentas” da gestão empresarial no campo educacional. Transformar universidades em empresas induz a mercantilização da educação superior e a adoção de critérios quantitativistas para se avaliar o trabalho docente – bases do produtivismo acadêmico. Uma das consequências desse processo é que a qualidade da produção acadêmica é desconsiderada em prol da valorização da quantidade. A avaliação docente emana de diretrizes estatais por mediação do CNPq e da CAPES. Esta última avalia (ou regula) o trabalho docente ao mesmo tempo em que o fomenta. Neste trabalho, a pesquisa de campo, empregando um questionário e a entrevista como coleta de informações, foi utilizada como parte da metodologia proposta para cumprir o objetivo de identificar as percepções dos docentes sobre a avaliação que a CAPES realiza; visto seus repetitivos comentários quanto aos aspectos negativos dos critérios de avaliação que ela emprega. Como parte da conclusão, buscou-se sugerir, com base nas opiniões de diversos docentes de distintos cursos, melhorias para o processo de avaliação da CAPES | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerencialismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produtivismo acadêmico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo CAPES de Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da capacidade de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produtividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liberdade acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPq | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de ensino | - |
Título: dc.title | Percepções dos docentes avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): um estudo sobre o produtivismo acadêmico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: