Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Fernanda Serpa | - |
Autor(es): dc.contributor | Chagas, Evelize Folly das | - |
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Guilherme Inocêncio | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Gustavo Henrique Varela Saturnino | - |
Autor(es): dc.contributor | Lazzaroni, Alberto Alexandre | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Lucca Correa Viana de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:24:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:24:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29482 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749793 | - |
Descrição: dc.description | Com o avanço da tecnologia, uma grande disseminação de conteúdo e novas formas de se obter informação emergem. Das novas formas de consumo de informações, é possível citar os podcasts, arquivos de áudio obtidos pela internet que podem ter diferentes temas e durações e serem consumidos em diferentes espaços e aparelhos. Os podcasts, em consequência de suas características, podem funcionar como uma ferramenta de fixação dos conteúdos, e divulgação didática e científica, atuando como um complemento no aprendizado discente. Amparado pelo potencial educativo da ferramenta, este trabalho tem como objetivo mostrar de que forma o podcast pode ser utilizado para fins educacionais, seja no ensino básico ou no ensino superior, com enfoque em disciplinas das ciências naturais no Brasil e em Portugal. O levantamento bibliográfico foi realizado em 4 plataformas distintas de pesquisa de dados científicos (Science Direct; SciELO; Google Acadêmico; Periódicos CAPES), por meio de palavras-chave pertinentes ao tema. Com os resultados obtidos, observou-se que podcasts ainda são muito insipientes no âmbito escolar, dada pouca quantidade de trabalhos - de acordo com os critérios dessa pesquisa - realizados tratando o assunto. Porém, pode-se afirmar que o podcast tem potencial de ser um instrumento muito enriquecedor para a prática educacional, devido à grande aprovação observada nos trabalhos avaliados. | - |
Descrição: dc.description | With the advancement in technology, vast content dissemination and new forms of obtaining information arise. Considering the new ways of information consumption, it is possible to mention podcasts, which are existing internet audio files that can present us with different topics and length of time and be consumed in different sites and devices. As a consequence of its characteristics, podcasts can work as a hosting tool for contents and both didactic and scientific disclosure, acting as a complement for student learning. Being supported by the educational potential this tool encompasses, this paper aims at showing how podcasts can be used for educational purposes, be it in elementary or higher education, focusing on natural sciences subjects in Brazil and Portugal. The bibliographic survey was carried out in four different platforms (Science Direct; SciELO; Google Acadêmico; Periódicos CAPES) through keywords concerning the topic. From the data collected, it was observed that podcasts are still very initial in the school setting, according to this research criteria, for the little amount of research done about this topic. Nevertheless, it can be assured that podcasts can be a sophisticated instrument for educational practice, due to the high approval observed in the researches analysed. | - |
Descrição: dc.description | 26 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimídia interativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias da Informação e da Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Podcasts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natural Sciences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Título: dc.title | O podcast no ensino de ciências da natureza: uma revisão bibliográfica no Brasil e em Portugal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: