Lingualização e complexidade : um paralelo possível?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVidal, Rejane Teixeira-
Autor(es): dc.contributorCPF:10980750022-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788378Z4-
Autor(es): dc.contributorMitrano Neto, Nelson-
Autor(es): dc.contributorCPF:59863257822-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Vera Lucia Menezes de Oliveira e-
Autor(es): dc.contributorCPF:82907655422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1912870988082045-
Autor(es): dc.creatorBrasil, Olga Sueli Waldmann-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18959-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749783-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this paper is to consider the theoretical construct languaging (SWAIN, 2006) as a complex system. A system due to its set of elements in interaction (BERTALANFFY, 2008). Complex because it is possible to identify its general characteristics from the perspective of complexity theory applied to language acquisition (LARSEN-Freeman, 1997; LARSEN-FREEMAN and CAMERON, 2008). It is worth mentioning that the construct does not consider language acquisition as a product, but rather as a process. From several studies in the area of physics, biology, mathematics and natural sciences, Larsen-Freeman and Cameron (2008) point out that the features of complex systems, which are complexity, non-linearity, dynamics, adaptability among others, are observable in several systems in the applied linguistics area, as for example in the discourse, in the teaching and the learning of languages, to mention just a few. Observing such features, I investigate languaging by means of a more comprehensive descriptive analysis with the purpose of verifying its complexity. This new interpretation languaging as a complex system would result in the understanding of the complex process of a system with multiple subsystems, such as collaborative dialogue, corrective feedback, intermental and intramental processes, linguistic items, interlanguage, among others. Sociocultural theory of mind (VYGOTSKY, 2007; 2005) is doubly relevant in this research. Its interactive nature composes not only the theoretical body of languaging but also of the complex systems. On the one hand, languaging emphasizes the dynamic interaction between thought and language as a way of expanding learners interlanguage and consequently the acquisition of the target language. On the other hand, complex systems main feature is the interactive and interdependent action of their agents for the full processing of their activity.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta dissertação é considerar o construto teórico lingualização (SWAIN, 2006) como um sistema complexo. Sistema por ser um conjunto de elementos em interação (BERTALANFFY, 2008). Complexo por ser possível identificar as suas características gerais sob a perspectiva da teoria da complexidade aplicada à aquisição de línguas (LARSENFREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN E CAMERON, 2008). Ressalta-se o fato de que o construto não considera a aquisição de línguas como produto, mas sim, como processo. A partir de vários estudos realizados na área da física, biologia, matemática e ciências naturais, Larsen-Freeman e Cameron (2008) asseguram que as características dos sistemas complexos tais como, complexidade, dinâmica, não-linearidade, adaptabilidade entre outras, são também verificáveis em vários sistemas da linguística aplicada, como por exemplo, no discurso, no ensino e na aprendizagem de línguas, para mencionar somente alguns. Observando tais características, investigo o construto lingualização através de uma análise descritiva aprofundada e abrangente, com o objetivo de averiguar sua complexidade. Essa nova interpretação lingualização como sistema complexo resultaria no conhecimento do processo complexo de um sistema com múltiplos subsistemas, tais como o diálogo colaborativo, o tratamento corretivo da forma, os processos intermentais e intramentais, os itens linguísticos, a interlíngua, entre outros. A teoria sociocultural da mente (VYGOTSKY, 2005, 2007) é duplamente relevante nesta pesquisa. Sua natureza interativa compõe tanto o corpo teórico do construto lingualização como dos sistemas complexos. Por um lado, a lingualização enfatiza a interação dinâmica entre pensamento e linguagem como forma de expandir a interlíngua dos aprendizes e consequentemente a aquisição da língua-alvo. Por outro lado, os sistemas complexos têm como principal característica a ação interativa e interdependente de seus agentes para o pleno processamento de sua atividade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de línguas-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua-
Palavras-chave: dc.subjectLingualizacão-
Palavras-chave: dc.subjectComplexidade-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas complexos-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria sociocultural-
Palavras-chave: dc.subjectLanguaging-
Palavras-chave: dc.subjectComplexity-
Palavras-chave: dc.subjectComplex systems-
Palavras-chave: dc.subjectSociocultural theory-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleLingualização e complexidade : um paralelo possível?-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.