Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Simone de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Carlos Bazilio | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Safira Aquino Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Igor Novaes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:24:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:24:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31604 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749781 | - |
Descrição: dc.description | A cada dia a computação ganha mais importância na vida das pessoas, e está presente em quase todas as atividades humanas e em produtos e serviços. Por isso, é fundamental que todo cidadão possa usufruir do poder computacional para solucionar problemas do dia a dia e profissionais. Por isso, o presente trabalho propõe um minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básica. O minicurso foi dividido em seis aulas, sem carga horária estabelecida, para que cada unidade seja implementada de acordo com o ritmo e a carga das aulas. O curso utiliza inicialmente o pseudocódigo portugol e depois a linguagem de programação Python | - |
Descrição: dc.description | Daily, computing gains more importance in people's lives and is present in almost all human activities, products, and services. Therefore, it is fundamental that every citizen can take advantage of computational power to solve everyday and professional problems. Thus, the present work proposes an introduction minicourse to computational thinking for basic education students. It was divided into six classes, with no fixed time limit, so that each unit could be implemented according to the rhythm and load of the classes. The course initially uses the portugol pseudocode and later the Python programming language | - |
Descrição: dc.description | 64 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algoritmos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algorithms | - |
Título: dc.title | Minicurso de introdução ao pensamento computacional para alunos da educação básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: