Villa-Lobos, o educador: canto orfeônico e o estado novo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das-
Autor(es): dc.contributorPereira, Avelino Romero Simões-
Autor(es): dc.contributorMartins, Ismenia de Lima-
Autor(es): dc.contributorSouza, Jusamara Vieira-
Autor(es): dc.contributorBarros, Orlando de-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Maria das Graças Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13641-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749779-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como tema a proposta pedagógica de ensino musical, através das aulas de canto orfeônico, apresentada por Heitor Villa-Lobos nos anos trinta e implantada nas escolas primárias e secundárias, inicialmente do Distrito Federal e, depois para todo o país, durante o Estado Novo. Ao apontar suas articulações sociais, buscar-se-á esclarecer como e por que essa proposta pode mobilizar não só o Estado e políticos de diferentes tendências, como também, numerosos professores, alunos e um extenso público. Buscar-se-á também uma reflexão sobre a linguagem musical desenvolvida pelo maestro que, ao mesclar elementos da música erudita com a música popular, buscando uma musicalidade nacional, deixou transparecer suas posições políticas e revelou uma nova forma de retratar o Brasil. Villa-Lobos acreditava no caráter socializador da música e que a prática escolar desse ensino, no seu dia a dia, contribuiria para a construção de um ambiente de solidariedade e de consciência coletiva, importantes para a convivência em grupo. Ao reconhecer no “movimento renovador” de 1930 a chance de realização de um programa de educação musical popular, cuja base mais importante estaria no canto coletivo como meio de uma educação estética, social e artística, instrumento de promoção de novos hábitos de disciplina, de civismo entre crianças e jovens escolares, o canto orfeônico veio a ocupar um espaço importante dentro dessa proposta política, ao viabilizar uma pedagogia de mobilização, através da música, como um dos caminhos possíveis para se alcançar a harmonia social. Portanto, considerar a música enquanto um espaço de luta, resultado de um processo histórico significa, sobretudo, vê-la como um campo onde diversos discursos, aspirações, sentimentos e crenças se entrelaçaram. Nesta perspectiva, a música e a política se encontraram.-
Descrição: dc.descriptionThe theme of this research is the pedagogical proposal of musical education, through the orpheonic singing classes, presented by Heitor Villa-Lobos during the thirties and implanted in primary and secondary education, initially of the Federal District and, later, throughout the country, during the New State. In pointing out its social articulations, it will be sought to clarify how and why this proposal can mobilize not only the State and politicians of different tendencies, but also numerous teachers, students and an extensive public. We will also be sought a reflection on the musical language developed by the maestro who sought a national musicality, from the mixture of erudite music elements with popular music, he made clear their political positions and revealed a new way of portraying Brazil. Villa-Lobos believed in the socializing character of music and that the school practice of this teaching, in its daily life, would contribute to the construction of an environment of solidarity and collective consciousness, important for group living together. By recognizing in the 1930's the "renewal movement" the chance to realize a popular music education program, whose most important basis would be in collective singing as a means of aesthetic, social and artistic education, an instrument to promote new habits of discipline, civility among schoolchildren and youngsters, the orpheonic singing came to occupy an important space within this political proposal, making viable a pedagogy of mobilization, through music, as one of the possible ways to achieve social harmony. Therefore, to consider music as a space of struggle, derived from the result of a historical process means, above all, to see it as a field where several discourses, aspirations, feelings and beliefs have become interweaved. From this perspective, the music and the politics met.-
Descrição: dc.description623f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstado-
Palavras-chave: dc.subjectNacionalismo-
Palavras-chave: dc.subjectVilla-Lobos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Musical-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica-
Palavras-chave: dc.subjectNacionalismo - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino musical-
Palavras-chave: dc.subjectEstado-
Palavras-chave: dc.subjectVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959-
Palavras-chave: dc.subjectState-
Palavras-chave: dc.subjectNationalism-
Palavras-chave: dc.subjectMusical Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMusic-
Palavras-chave: dc.subjectPolicy-
Título: dc.titleVilla-Lobos, o educador: canto orfeônico e o estado novo-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.