A escola na construção de memórias do povo das favelas: as consequências pedagógicas da pacificação na cidade do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.creatorPéres, Clara Gomes Polycarpo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9809-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749768-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos, a cidade do Rio de Janeiro vem passando por muitas transformações com o objetivo de atender a requisitos internacionais de desenvolvimento, como a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas favelas como política de segurança pública. Em contrapartida, as formas de sociabilidade e representação de seus moradores são modificadas a partir deste modelo. É necessário reavermos a questão da cidadania e direito à cidade, e o que destes direitos fazem parte da história e da memória do povo da favela, sendo reafirmados ou não nos discursos, principalmente, das escolas, lugares de formação de seus moradores e reprodução de expectativas. Neste artigo, proponho-me a observar a parcela desta população das favelas atendida pela rede pública municipal de educação com o objetivo de analisar as consequências pedagógicas da pacificação para o processo de ensino-aprendizagem e, principalmente, para a construção de uma memória e identidade através de suas próprias vozes. A partir de uma breve pesquisa de campo em duas das escolas do entorno da favela Santa Marta, primeira a ser pacificada, em 2008, podemos avaliar a construção cotidiana desta memória, bem como os planos de desenvolvimento de uma educação pública de qualidade-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPacificação-
Palavras-chave: dc.subjectFavela-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectFavela-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMemória social-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectUnidade de Polícia Pacificadora-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Título: dc.titleA escola na construção de memórias do povo das favelas: as consequências pedagógicas da pacificação na cidade do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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