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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Queiroz, Paulo Pires de | - |
Autor(es): dc.creator | Péres, Clara Gomes Polycarpo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:24:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:24:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9809 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749768 | - |
Descrição: dc.description | Nos últimos anos, a cidade do Rio de Janeiro vem passando por muitas transformações com o objetivo de atender a requisitos internacionais de desenvolvimento, como a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas favelas como política de segurança pública. Em contrapartida, as formas de sociabilidade e representação de seus moradores são modificadas a partir deste modelo. É necessário reavermos a questão da cidadania e direito à cidade, e o que destes direitos fazem parte da história e da memória do povo da favela, sendo reafirmados ou não nos discursos, principalmente, das escolas, lugares de formação de seus moradores e reprodução de expectativas. Neste artigo, proponho-me a observar a parcela desta população das favelas atendida pela rede pública municipal de educação com o objetivo de analisar as consequências pedagógicas da pacificação para o processo de ensino-aprendizagem e, principalmente, para a construção de uma memória e identidade através de suas próprias vozes. A partir de uma breve pesquisa de campo em duas das escolas do entorno da favela Santa Marta, primeira a ser pacificada, em 2008, podemos avaliar a construção cotidiana desta memória, bem como os planos de desenvolvimento de uma educação pública de qualidade | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pacificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Favela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Favela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unidade de Polícia Pacificadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (RJ) | - |
Título: dc.title | A escola na construção de memórias do povo das favelas: as consequências pedagógicas da pacificação na cidade do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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