Estética e empoderamento entre jovens negros do ensino médio: uma análise sobre a mostra de cultura negra do Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Claudia Cruz da-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Renata de Sá-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Crislaine Gentil-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9827-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749765-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho visa discutir a importância de incluir a estética negra no discurso pedagógico, a partir de uma análise das oficinas de Dread e Turbantes e do Desfile de Moda Afro, realizadas na III Mostra de Cultura Negra durante semana da Consciência Negra no Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha. Parte-se do suposto que os currículos mínimos não trazem questões das diversidades, especificamente da estética negra. Por esta razão, a questão que se coloca é a seguinte: a estética negra deve ser levada em consideração no discurso didático? Para responder a esta indagação, primeiramente, começaremos com os referenciais teóricos de educação, identidade negra, estética e empoderamento, com o propósito de se fazer entender quais são os efeitos que a Mostra de Cultura Negra causara nos alunos. Em seguida, como método investigativo à pesquisa foram utilizadas leituras bibliográficas que respaldam o estudo em questão, realização de análise de entrevistas e a entrada no campo como suporte metodológico. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de desenvolver estratégias pedagógicas e ações permanentes na escola como as oficinas, para articular educação e Identidade negra, visando uma aproximação e um diálogo com a diversidade cultural dentro da escola como forma de combate ao racismo e ao preconceito-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e identidade negra-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectEmpoderamento-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade étnica-
Palavras-chave: dc.subjectNegro-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Título: dc.titleEstética e empoderamento entre jovens negros do ensino médio: uma análise sobre a mostra de cultura negra do Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.