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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Claudia Cruz da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Renata de Sá | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Crislaine Gentil | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:24:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:24:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9827 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749765 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho visa discutir a importância de incluir a estética negra no discurso pedagógico, a partir de uma análise das oficinas de Dread e Turbantes e do Desfile de Moda Afro, realizadas na III Mostra de Cultura Negra durante semana da Consciência Negra no Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha. Parte-se do suposto que os currículos mínimos não trazem questões das diversidades, especificamente da estética negra. Por esta razão, a questão que se coloca é a seguinte: a estética negra deve ser levada em consideração no discurso didático? Para responder a esta indagação, primeiramente, começaremos com os referenciais teóricos de educação, identidade negra, estética e empoderamento, com o propósito de se fazer entender quais são os efeitos que a Mostra de Cultura Negra causara nos alunos. Em seguida, como método investigativo à pesquisa foram utilizadas leituras bibliográficas que respaldam o estudo em questão, realização de análise de entrevistas e a entrada no campo como suporte metodológico. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de desenvolver estratégias pedagógicas e ações permanentes na escola como as oficinas, para articular educação e Identidade negra, visando uma aproximação e um diálogo com a diversidade cultural dentro da escola como forma de combate ao racismo e ao preconceito | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e identidade negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empoderamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade étnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Título: dc.title | Estética e empoderamento entre jovens negros do ensino médio: uma análise sobre a mostra de cultura negra do Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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