Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Renata de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Rios, Flavia Mateus | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Rosana da Câmara | - |
Autor(es): dc.creator | Barreto, Bruna Amaral Lanzillotti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:24:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:24:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9893 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749739 | - |
Descrição: dc.description | No primeiro semestre de 2016, mais de setenta escolas da Rede Estadual de Educação foram ocupadas por estudantes no Rio de Janeiro. Essa estratégia herda o formato do movimento estudantil chileno ocorrido em 2006 e 2011 e das ocupações de escolas da educação básica em São Paulo ocorridas em 2015. Por intermédio da produção audiovisual, gerada pelo projeto Ocupa Educação do PIBID, a análise está centrada em experiências de campo em escolas públicas de Niterói, em um acervo de mais de 10 horas de gravação que geraram material audiovisual sobre o cotidiano das ocupações, os conflitos, as relações pedagógicas e também percepções relatadas pelos estudantes. Os objetivos do presente trabalho foram localizar esse levante estudantil em um fluxo de intensificação das resistências a partir do relato de ações coletivas, configurando novos formatos que não mais o dos tradicionais movimentos estudantis; pensar sobre algumas políticas neoliberais às quais se contrapõem essas resistências; perceber as relações de poder dentro da escola e o local do professor em meio a elas; e, ainda, pensar sobre o caráter pedagógico do engajamento político desses jovens | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ocupações secundaristas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Título: dc.title | Ocupar é resistir: reflexões sobre a resistência dos secundaristas à precarização da educação pública | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: