Ocupar é resistir: reflexões sobre a resistência dos secundaristas à precarização da educação pública

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Renata de Sá-
Autor(es): dc.contributorRios, Flavia Mateus-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.creatorBarreto, Bruna Amaral Lanzillotti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9893-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749739-
Descrição: dc.descriptionNo primeiro semestre de 2016, mais de setenta escolas da Rede Estadual de Educação foram ocupadas por estudantes no Rio de Janeiro. Essa estratégia herda o formato do movimento estudantil chileno ocorrido em 2006 e 2011 e das ocupações de escolas da educação básica em São Paulo ocorridas em 2015. Por intermédio da produção audiovisual, gerada pelo projeto Ocupa Educação do PIBID, a análise está centrada em experiências de campo em escolas públicas de Niterói, em um acervo de mais de 10 horas de gravação que geraram material audiovisual sobre o cotidiano das ocupações, os conflitos, as relações pedagógicas e também percepções relatadas pelos estudantes. Os objetivos do presente trabalho foram localizar esse levante estudantil em um fluxo de intensificação das resistências a partir do relato de ações coletivas, configurando novos formatos que não mais o dos tradicionais movimentos estudantis; pensar sobre algumas políticas neoliberais às quais se contrapõem essas resistências; perceber as relações de poder dentro da escola e o local do professor em meio a elas; e, ainda, pensar sobre o caráter pedagógico do engajamento político desses jovens-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectOcupações secundaristas-
Palavras-chave: dc.subjectResistência-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pública-
Palavras-chave: dc.subjectRelações pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectResistência-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Título: dc.titleOcupar é resistir: reflexões sobre a resistência dos secundaristas à precarização da educação pública-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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