Protocolo de Avaliação sócio-Acadêmica para Atendimento Escolar de Alunos Autistas em Sala de Aula: avaliando aspectos comportamentais, cognitivo-verbais e adaptativos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCaminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos-
Autor(es): dc.contributorLione, Viviane de Oliveira Freitas-
Autor(es): dc.contributorCoelho, Cristina Lúcia Maia-
Autor(es): dc.contributorSantos, Flávio Roberto de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorBraz, Ruth Maria Mariani-
Autor(es): dc.creatorTorres, Amanda da Silva Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30368-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749731-
Descrição: dc.descriptionCom base nas dificuldades encontradas pelo professor para compreender as manifestações comportamentais e identificar habilidades básicas do funcionamento dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a pesquisa buscou elaborar um instrumento capaz de auxiliar o educador em suas práticas pedagógicas em sala de aula. Diz respeito a um Protocolo de Investigação sócio Acadêmica para Atendimento Escolar de Aluno Autistas em Sala de Aula, subsidiado por um Curso de Capacitação para sua aplicabilidade. Com o fortalecimento técnico do professor e sua instrumentalização em sala de aula, tratar-se-á da importância da avaliação, diagnóstico educacional, intervenção e estimulação psico educacional, a partir das características neuro diversas do aluno com TEA para elaboração do Plano de Ensino Individualizado. O atendimento educacional especializado levará em consideração a importância dessas informações, contribuindo para o respeito à singularidade, escolarização e promoção da cidadania do aluno com Transtorno do Espectro do Autismo. Através de um estudo exploratório aplicado com abordagem quantitativa e qualitativa, pesquisas bibliográficas com o mesmo interesse temático e sob influência de escalas e instrumentos respeitados pela comunidade científica, a pesquisa foi conduzida com um grupo de 10 professores de uma Unidade Municipal de Educação Infantil do município de Niterói. O grupo de professores participantes, respondeu de maneira favorável ao Protocolo, validando sua importância e aplicabilidade para a categoria como estratégia de ensino em sala de aula, reforçando sua função mediadora na elaboração do PEI para o atendimento escolar de alunos autistas em sala de aula.-
Descrição: dc.description202 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo, Protocolo, Avaliação, Atendimento Educacional Especializado-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno autístico, Educação inclusiva, Avaliação educacional, Educação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectBased on the difficulties encountered by the teacher to understand the behavioral manifestations and to identify basic functioning skills of students with Autism Spectrum Disorder (ASD), the research sought to develop an instrument capable of assisting the educator in his pedagogical practices in the classroom. It concerns a Socio-Academic Research Protocol for School Assistance of Autistic Students in the Classroom, subsidized by a Training Course for its applicability. With the technical strengthening of the teacher and his instrumentalization in the classroom, the importance of assessment, educational diagnosis, intervention, and psychoeducational stimulation will be addressed, based on the neurodiverse characteristics of the student with ASD for the preparation of the Individualized Teaching Plan. The specialized educational service will consider the importance of this information, contributing to the respect for the singularity, schooling, and promotion of citizenship of the student with Autism Spectrum Disorder. Through an exploratory study applied with a quantitative and qualitative approach, bibliographic research with the same thematic interest and being influenced by scales and instruments respected by the scientific community, the research was conducted with a group of 10 teachers from a Municipal Unit of Early Childhood Education in the municipality from Niteroi. The group of participating teachers responded favorably to the Protocol, validating its importance and applicability for the category as a classroom teaching strategy, reinforcing its mediating role in the elaboration of the PEI for the school attendance of autistic students in the classroom.-
Palavras-chave: dc.subjectAutism, Protocol, Evaluation, Educational Service-
Título: dc.titleProtocolo de Avaliação sócio-Acadêmica para Atendimento Escolar de Alunos Autistas em Sala de Aula: avaliando aspectos comportamentais, cognitivo-verbais e adaptativos-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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