Reorganização de objetos multimídia em tempo real quando da remoção e inserção de unidades de armazenamento do servidor RIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Anna Dolejsi-
Autor(es): dc.contributorCPF:36321109022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4829748069877182-
Autor(es): dc.contributorSilva, Edmundo Albuquerque de Souza e-
Autor(es): dc.contributorCPF:36458993312-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9358511568098561-
Autor(es): dc.contributorLeão, Rosa Maria Meri-
Autor(es): dc.contributorCPF:36548990022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3553487130003978-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Sandoval da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17910-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749714-
Descrição: dc.descriptionThe treated distributed server multimedia in this work is composed of a Server Node, several Storage Nodes and many Client Nodes. Algorithms for the distribution of multimedia objects in the multimedia server storage space can be divided into two groups: Data Striping and Random Data Allocation models. Multimedia objects storage redundancy mechanisms can be added with the purpose of increasing performance and providing fault tolerance. The RIO Multimedia Server is a distributed multimedia server that allows for simultaneous access to its Storage Nodes. Distribution is achieved by means of a Random Data Allocation algorithm. The RIO Multimedia Server implements a redundancy mechanism for the storage of multimedia object blocks known as replica. The accidental removal or, for that matter, a connection fault of a Storage Node can cause a failure or the interruption in the exhibition of multimedia objects in the Client Nodes, depending on the numbers of replicas defined in the RIO Server configuration archives. Conversely, the insertion of a Storage Node with the purpose of increasing the storage space, will not cause problems to the functioning of the server but it will not be detected by the Rio Server. Currently, the recovery of the services provided by the RIO Server, in virtue of the modification of the configuration of a Storage Node, demands that the server should be stopped to modify the configuration registers, then restarted for the removal of multimedia objects and then the reinsertion of multimedia objects multimedia according to the new configuration of the Storage Node. Only after these operations are completed, will the supply of objects multimedia for the customers in the RIO Server be re-established. The customer will be left without attendance during all this process. The solution adopted in this work for the redistribution of multimedia objects, when an modification in the configuration of a Storage Nodes occurs, is composed for three basic procedures: the interruption of the RIO Server, the off-line update of the configuration archives, and the re-initialization of the RIO Server in parallel with a redistribution procedure that gradually redistributes the multimedia objects randomly in the new Storage Node scenario, at the same time that the clients are taken care of. A number of experiments have been conducted, in which the number of multimedia objects blocks moved around during the operation and the time consumed for the complete execution of the implemented routine were evaluated. Therefore, after a brief interruption of the RIO Server, it is possible to re-establish the supply of multimedia objects from the RIO Server to its clients.-
Descrição: dc.descriptionO servidor multimídia distribuído tratado neste trabalho é composto de um Nó Servidor ,vários Nós de Armzenamento e vários Nós Clientes.O algoritmo de distribuição dos objetos multimídia no espaço de armazenamento do servidor multimídia, pode variar entre os modelos Data Striping e Random Data Allocation.Com a finalidade de aumentar o desempenho e prover tolerância a falhas, podem ser acrescentados mecanismos de redundância para armazenamento dos objetos multimídia. O Servidor Multimídia RIO é um servidor multimídia distribuído que permite acesso simultâneo aos seus Nós de Armazenamento. O algorítmo de distribuição utilizado é Random Data Allocation e implementa o mecanismo de redundância no armazenamento dos blocos dos objetos multimídia, sob a denominação de réplicas. Uma eventual remoção ou falha de conexão de um Nó de Armazenamento pode causar falhas ou interrupção na exibição dos objetos multimídia nos Nós Clientes, dependendo do número de réplicas definidos nos arquivos de configuração do Servidor RIO. Atualmente a restauração dos serviços do Servidor Rio, em virtude da modificação da configuração dos Nós de Armazenamento exige a parada do servidor, para alterar os registros de configuração, o reinício do servidor para remoção dos objetos multimídia e posterior reinserção dos objetos multimídia nos Nós de Armazenamento da nova configuração. Somente após completada estas operações é que o fornecimento dos objetos multimídia para os clientes pelo Servidor RIO, é liberado, deixando os clientes sem atendimento durante todo esse processo. A solução adotada neste trabalho para redistribuir os objetos multimídia,quando ocorre uma modificação na configuração dos Nós de Armazenamento é composta por três procedimentos básicos. A interrupção do Servidor RIO, a atualização off-line dos arquivos de configuração, e a reinicialização do servidor RIO em paralelo com uma rotina de redistribuição implementada, que gradativamente redistribuí randômicamente os objetos multimídia no novo cenário de Nós de Armazenamento, ao mesmo tempo que os clientes são atendidos. Foram realizados diversos experimentos e apuradas as quantidades de blocos movimentados durante a operação e o tempo consumido para a completa execução da rotina implementada. Assim sendo, é possível, após breve interrupção do Servidor RIO, retomar o fornecimento dos objetos multimídia pelo Servidor RIO aos seus clientes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Computação-
Publicador: dc.publisherComputação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da computação-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas nervoso autonômos-
Palavras-chave: dc.subjectProcessamento paralelo (Computador)-
Palavras-chave: dc.subjectRede de computadores-
Palavras-chave: dc.subjectRede de comunicação de computadores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectServidor multimídia Rio-
Palavras-chave: dc.subjectRede GIGA-
Palavras-chave: dc.subjectNós de armazenamento-
Palavras-chave: dc.subjectManutenção de nós de armazenamento em tempo real-
Palavras-chave: dc.subjectA real-time multimedia object server-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAO-
Título: dc.titleReorganização de objetos multimídia em tempo real quando da remoção e inserção de unidades de armazenamento do servidor RIO-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.