Curso de vida e construção social das idades no mundo de Homero (Séc. X ao IX A.C.): uma análise sobre a formação dos habitus etários na Ilíada e Odisséia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCardoso, Ciro Flamarion Santana-
Autor(es): dc.contributorSilva, Maria de Fátima Sousa e-
Autor(es): dc.contributorLessa, Fábio de Souza-
Autor(es): dc.contributorLima, Alexandre Carneiro Cerqueira-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Alexandre Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/186-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749707-
Descrição: dc.descriptionEsta tese busca analisar as concepções relativas às diferenças etárias no mundo de Homero (séc. X ao IX a.C.). Através da Ilíada e da Odisseia, observaremos os fatores intervenientes que contribuíram para o desenvolvimento dessas concepções, a influência das mesmas na construção dos comportamentos e papeis sociais atribuídos às personagens e as maneiras pelas quais as idades da vida se tornaram decisivas para a organização da vida social no mundo representado por Homero. O conceito de habitus etário, proposto com base na perceptiva sociológica de Pierre Bourdieu, permite-nos demonstrar a importância que os aedos associam ao curso de vida como fator de produção e reprodução das estruturas sociais. Defendemos que as idades com que as personagens são caracterizadas atuam de modo decisivo para a compreensão de seus espaços de atuação, permitindo assim a análise dos sistemas de valores vigentes no período-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq-
Descrição: dc.descriptionThis thesis intends to analyze the conceptions of age differences in the Homers’ World (1000-900 BC.). Through the Iliad and Odyssey, we aims to observe the intervenient factors that contributed to development of this conceptions, its influence in the construction of behaviors and social roles associated to the characters and the manner which the ages of life became important to the social organization of the world represented by Homer. The concept of age habitus, based on the Pierre Bourdieu’s sociological perspective, allow us to show the importance that the oral poets associated to the length of life as a factor of production and reproduction of the social structures. We defend that the ages in which the characters are described is a decisive way for the comprehension of the acting spaces of them, allowing the analysis of the valor systems available in this period-
Descrição: dc.description260 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia homérica-
Palavras-chave: dc.subjectDiferenças etárias-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência de vida-
Palavras-chave: dc.subjectCurso de vida-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia épica grega-
Palavras-chave: dc.subjectHomero. Ilíada; crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectHomero. Odisséia; crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectVida-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectHomeric poetry-
Palavras-chave: dc.subjectAge differences-
Palavras-chave: dc.subjectLife experience-
Palavras-chave: dc.subjectLife length-
Título: dc.titleCurso de vida e construção social das idades no mundo de Homero (Séc. X ao IX A.C.): uma análise sobre a formação dos habitus etários na Ilíada e Odisséia-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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