Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, João Alberto Neves dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Alonso, Fábio Roberto Bárbolo | - |
Autor(es): dc.contributor | Faria, Ivando Silva de | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Viviane da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:24:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:24:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29854 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749703 | - |
Descrição: dc.description | As questões relacionadas à Ética e Compliance vêm crescendo de importância na gestão das organizações, notadamente após os grandes escândalos de corrupção que assolaram o país. A pesquisa se justifica pela importância dada ao assunto para os futuros profissionais. Este estudo teve por objetivo principal a análise da percepção dos alunos quanto ao ensino de Ética e Compliance nos cursos de Administração nos campi de Niterói e Volta Redonda na Universidade Federal Fluminense. Com esse fim, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais referentes ao tema. Foram aplicados 59 questionários a alunos de Graduação em Administração, distribuídos por meio eletrônico a fim de avaliar seu conhecimento sobre ética e compliance, identificar as principais Práticas Gerenciais-Chave percebidas e comparar as respostas dos alunos de Volta Redonda e de Niterói. Como resultado, na percepção dos respondentes, verificou-se que as graduações reforçam as práticas voltadas para o compromisso da alta administração quanto à ética, os canais de denúncia e remediação, bem como políticas e procedimentos, coincidentemente as dimensões mais pontuadas na avaliação Pró-ética. Adicionalmente, notou-se que os resultados dos alunos de Volta Redonda são superiores aos de Niterói nestas mesmas áreas, demonstrando maior absorção do assunto. Além disso, identificou-se que as empresas estão complementando o ensino do compliance e da integridade na vivência do trabalho. Em suma, constatou-se que existem diferenças significativas entre os dois cursos avaliados e que os resultados dos alunos da UFF de Volta Redonda mostram que os ensinamentos sobre o assunto são mais adequadamente ensinados. | - |
Descrição: dc.description | Issues related to Ethics and Compliance have been growing in importance regarding the management of organizations, notably after the major corruption scandals that have plagued the country. The research is justified by the importance given to the subject for future professionals. The aim of this study was to analyze the students' perception of the teaching of Ethics and Compliance in the administration courses on the campuses of Niterói and Volta Redonda at the Fluminense Federal University. To this end, bibliographic and documentary research on the subject was carried out. Fifty-nine questionnaires were applied to undergraduate students in administration, distributed electronically in order to evaluate their knowledge about ethics and compliance, identify the main perceived Key Management Practices and compare the responses of students from Volta Redonda and Niterói. As a result, in the perception of the respondents, it was found that the graduations reinforce the practices aimed at the commitment of senior management regarding ethics, the channels of denunciation and remediation, as well as policies and procedures, coincidentally the dimensions most scored in the Pro-ethics evaluation. Additionally, it was noted that the results of Volta Redonda students are higher than those of Niterói in these same areas, demonstrating greater absorption of the subject. In addition, it has been identified that companies are complementing the teaching of compliance and integrity in the experience of work. In short, it was found that there are significant differences between the two courses evaluated and that the results of the students of UFF Volta Redonda show that the teachings on the subject are more adequately taught. | - |
Descrição: dc.description | 71 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anticorrupção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compliance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pró-ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compliance com as Medidas Anticorrupção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pró-ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anti-corruption | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compliance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integrity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pro-ethics | - |
Título: dc.title | Medidas anticorrupção e o pró-ética: estudo comparativo dos cursos de Administração da UFF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: