Teoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeidens, Letícia Virginia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8297241559743172-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Fernanda Andrade-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9472938714594842-
Autor(es): dc.contributorGaspar, Renata Alvares-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3484313065119471-
Autor(es): dc.creatorSilva, Thayná Rosário Lima da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32107-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749673-
Descrição: dc.descriptionA concepção que prepondera sobre os direitos humanos no campo social, muitas vezes está associada ao domínio de concepções e teorias tradicionais que reverberam o universalismo e seus efeitos para as práticas dos sujeitos sociais. Em contrapartida, a teoria crítica dos direitos humanos, muito contribui para novas narrativas inclusivas e emancipatórias em cenários de inefetividade de direitos humanos. O presente trabalho propõe analisar algumas discussões dos autores Herrera Flores e Boaventura de Sousa Santos, buscando visualizar os Direitos Humanos através de uma epistemologia inclusiva e crítica, para então explorar a temática educação em Direitos Humanos. Com isso, busca-se contextualizar estudo aplicado no projeto de extensão “Desenvolvendo Cultura de Direitos Humanos na infância e na adolescência”, a partir da narrativa extensionista como integrante do projeto. Trata-se de uma pesquisa que tem por base o método de abordagem dedutivo, a partir do estudo dos marcos teóricos e obras delimitadas, perpassando pela aplicação qualitativa-experimental no projeto de extensão-
Descrição: dc.descriptionThe conception that prevails over human rights in the social field is often associated with the domain of traditional conceptions and theories that reverberate universalism and its effects on the practices of social subjects. On the other hand, critical theory of human rights contributes a lot to new inclusive and emancipatory narratives in scenarios of ineffectiveness of human rights. The present work proposes to analyze some discussions by the authors Herrera Flores and Boaventura de Sousa Santos, seeking to visualize Human Rights through an inclusive and critical epistemology, and then explore the theme education in Human Rights. With this, we seek to contextualize a study applied in the extension project "Developing Human Rights Culture in childhood and adolescence", from the extensionist narrative as part of the project. It is a research that is based on the deductive approach method, from the study of theoretical frameworks and delimited works, passing through the qualitative-experimental application in the extension project-
Descrição: dc.description64 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em direitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectExtensão universitária-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria crítica de direitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectHerrera Flores-
Palavras-chave: dc.subjectBoaventura de Sousa Santos-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectHuman rights-
Palavras-chave: dc.subjectHuman rights education-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity extension-
Palavras-chave: dc.subjectCritical theory of human rights-
Título: dc.titleTeoria crítica e educação em direitos humanos: caminhos para a prática inclusiva das múltiplas vivências-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.