Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vilela, Mariana Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Boscolo, Odara | - |
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Marinho, Elysiane | - |
Autor(es): dc.creator | Novello, Bruno Quiroga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:24:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:24:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29766 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749657 | - |
Descrição: dc.description | A Biologia é uma ciência historicamente influenciada por metodologias e tradições, dentre elas as tradições Naturalista, Experimentalista e Evolucionista. Neste trabalho tivemos como objetivo reunir bases teóricas para analisar a influência destas tradições sobre o Ensino Básico por meio da tentativa de classificar artigos publicados em encontros de biologia como o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Encontro Regional de Ensino Biologia e o Encontro Nacional de Ensino Biologia quanto as tradições científicas e abordagens pedagógicas. Esses artigos foram organizados conforme suas abordagens pedagógicas, sendo definidas doze abordagens neste trabalho. Foi selecionado um total de 53 artigos, sendo a tradição Naturalista a mais presente, quanto as abordagens, as atividades práticas estavam presentes em maior número, totalizando 28. Dentre as tradições a menos representada foi a Evolucionista, com apenas três artigos abordando-a. Foram traçados possíveis pontos em comum entre estas tradições e as abordagens definidas. A abordagem Evolucionista pode ter sua baixa relevância nestes trabalhos devido a seu caráter histórico, já que pode-se perceber um viés para a publicação de artigos com atividades práticas, como experimentos. Apesar disso as atividades desenvolvidas por essas pesquisas indicam um potencial unificador da evolução como ponto central das Ciências Biológica também em atividades escolares. | - |
Descrição: dc.description | Biology is a science historically influenced by methodologies and traditions, among them the Naturalist, Experimentalist and Evolutionist traditions are more present in the classroom and in didactic material for Basic Education. In this work we aimed to gather theoretical bases to confirm the influence of these traditions on Basic Education through the attempt to classify articles published in biology meetings such as the National Meeting of Research in Sciences, Regional Meeting of Biology and the National Meeting of Biology as scientific traditions and pedagogical approaches. These articles were organized according to their pedagogical approaches, with twelve approaches defined in this work. A total of 53 articles were selected, with the Naturalist tradition the most present, as for the approaches, the practical activities were present in greater number, add up to 28. Among the traditions the least represented was Evolutionary, with only three articles addressing it. Possible points in common were traced between these traditions and the defined approaches. The Evolutionary approach may have a low relevance in these works due to its historical character, since one can perceive a bias for the publication of articles with more tangent activities, such as experiments. Despite this, the activities developed by these researches are promising, exemplifying the unifying potential of evolution as a central point of Biological Sciences. | - |
Descrição: dc.description | 31 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de botânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tradições científicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tradições curriculares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evento especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa bibliográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching botany | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific traditions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curricular traditions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology teaching | - |
Título: dc.title | Ensino de botânica nos anais de encontros de ensino de biologia e de pesquisa em educação em ciências: uma análise de tradições científicas e abordagens pedagógicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: