Ensino de botânica nos anais de encontros de ensino de biologia e de pesquisa em educação em ciências: uma análise de tradições científicas e abordagens pedagógicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorBoscolo, Odara-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorMarinho, Elysiane-
Autor(es): dc.creatorNovello, Bruno Quiroga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29766-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749657-
Descrição: dc.descriptionA Biologia é uma ciência historicamente influenciada por metodologias e tradições, dentre elas as tradições Naturalista, Experimentalista e Evolucionista. Neste trabalho tivemos como objetivo reunir bases teóricas para analisar a influência destas tradições sobre o Ensino Básico por meio da tentativa de classificar artigos publicados em encontros de biologia como o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Encontro Regional de Ensino Biologia e o Encontro Nacional de Ensino Biologia quanto as tradições científicas e abordagens pedagógicas. Esses artigos foram organizados conforme suas abordagens pedagógicas, sendo definidas doze abordagens neste trabalho. Foi selecionado um total de 53 artigos, sendo a tradição Naturalista a mais presente, quanto as abordagens, as atividades práticas estavam presentes em maior número, totalizando 28. Dentre as tradições a menos representada foi a Evolucionista, com apenas três artigos abordando-a. Foram traçados possíveis pontos em comum entre estas tradições e as abordagens definidas. A abordagem Evolucionista pode ter sua baixa relevância nestes trabalhos devido a seu caráter histórico, já que pode-se perceber um viés para a publicação de artigos com atividades práticas, como experimentos. Apesar disso as atividades desenvolvidas por essas pesquisas indicam um potencial unificador da evolução como ponto central das Ciências Biológica também em atividades escolares.-
Descrição: dc.descriptionBiology is a science historically influenced by methodologies and traditions, among them the Naturalist, Experimentalist and Evolutionist traditions are more present in the classroom and in didactic material for Basic Education. In this work we aimed to gather theoretical bases to confirm the influence of these traditions on Basic Education through the attempt to classify articles published in biology meetings such as the National Meeting of Research in Sciences, Regional Meeting of Biology and the National Meeting of Biology as scientific traditions and pedagogical approaches. These articles were organized according to their pedagogical approaches, with twelve approaches defined in this work. A total of 53 articles were selected, with the Naturalist tradition the most present, as for the approaches, the practical activities were present in greater number, add up to 28. Among the traditions the least represented was Evolutionary, with only three articles addressing it. Possible points in common were traced between these traditions and the defined approaches. The Evolutionary approach may have a low relevance in these works due to its historical character, since one can perceive a bias for the publication of articles with more tangent activities, such as experiments. Despite this, the activities developed by these researches are promising, exemplifying the unifying potential of evolution as a central point of Biological Sciences.-
Descrição: dc.description31 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de botânica-
Palavras-chave: dc.subjectTradições científicas-
Palavras-chave: dc.subjectTradições curriculares-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectCultura científica-
Palavras-chave: dc.subjectEvento especial-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa bibliográfica-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching botany-
Palavras-chave: dc.subjectScientific traditions-
Palavras-chave: dc.subjectCurricular traditions-
Palavras-chave: dc.subjectBiology teaching-
Título: dc.titleEnsino de botânica nos anais de encontros de ensino de biologia e de pesquisa em educação em ciências: uma análise de tradições científicas e abordagens pedagógicas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.