Linguagem e comunicação no processo de desenvolvimento da aprendizagem matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Flávia dos Santos-
Autor(es): dc.contributorDassie, Bruno Alves-
Autor(es): dc.creatorCastro, Beatriz da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30886-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749634-
Descrição: dc.descriptionÉ de comum conhecimento que o ato de se comunicar é fundamental e de extrema importância para a vida em sociedade. Entretanto, há necessidade de saber utilizar a linguagem de forma que atenda todos os envolvidos no processo de comunicação, para que esta se desenvolva e ocorra de maneira eficaz, principalmente dentro da sala de aula. O objetivo do presente trabalho é compreender a influência da linguagem, da linguagem matemática e da comunicação no desenvolvimento da aprendizagem matemática. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa realizada com a análise de erros em avaliações de uma turma de 6o ano de uma escola pública do município de Magé. A análise das avaliações permitiu a percepção de que saber o conteúdo não é suficiente. A linguagem utilizada pode influenciar na resolução das questões e como o aluno necessita saber interpretar corretamente o enunciado das questões para conseguir solucionar os problemas matemáticos. Ao decorrer do trabalho, foi possível responder questões ligadas a influência da linguagem no processo de aprendizagem, como ela pode prejudicar a resolução de problemas matemáticos e como a interação do professor com o aluno está relacionada a todo esse processo.-
Descrição: dc.descriptionIt is common knowledge that the act of communicating is fundamental and extremely important for life in society. However, there is a need to know how to use language in a way that meets everyone involved in the communication process, so that it develops and occurs effectively, especially within the classroom. The objective of this work is to understand the influence of language, mathematical language, and communication in the development of mathematical learning. For that, we used bibliographical research and research carried out with the analysis of errors in evaluations of a 6th grade class of a public school in the municipality of Magé. The analysis of the evaluations allowed the perception that knowing the content is not enough. The language used can influence the resolution of the questions and how the student needs to know how to correctly interpret the wording of the questions to be able to solve the mathematical problems. During the work, it was possible to answer questions related to the influence of language in the learning process, how it can harm the resolution of mathematical problems and how the teacher's interaction with the student is related to this whole process.-
Descrição: dc.description48 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical Language-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Título: dc.titleLinguagem e comunicação no processo de desenvolvimento da aprendizagem matemática-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.