O jogo como ferramenta de aprendizagem e avaliação no ensino de física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Adílio Jorge-
Autor(es): dc.creatorSouza, Samantha de Lemos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27028-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749633-
Descrição: dc.descriptionCom o intuito de melhorar a maneira como a Física tem sido abordada no Ensino Médio, na região do Noroeste Fluminense, pesquisamos opções viáveis para serem utilizadas em sala de aula. Com a intenção de tornar o estudo conceitual da Física mais interessante e dinâmico para o aluno, utilizamos como plano de fundo a História da Física. Esta escolha foi feita por acreditarmos que é essencial conhecermos as grandes motivações que impulsionaram o desenvolvimento da ciência e também por ser um tópico que consegue aumentar ou até mesmo despertar o interesse das pessoas. Desenvolvemos um jogo didático, “Brincando com a Física”, tomando por base os ideais de Lev Semenovitch Vygotsky e John Dewey para um método educativo diferenciado, de forma que o aluno construa seu próprio conhecimento e o professor seja um guia do mesmo. Neste jogo são então abordados os conteúdos referentes a cada série do ensino médio, sendo o conteúdo dividido por série, obtendo com isso três jogos. Surgindo com os questionamentos: é possível aprender Física utilizando um método lúdico? E este método, facilitaria e/ou aumentaria a compreensão do conteúdo por parte dos alunos? Diante dos dados coletados é possível observar que os nossos objetivos foram alcançados.-
Descrição: dc.descriptionIn order to improve the way physics has been addressed in high school, in northwest of Rio de Janeiro state, researched viable options for use in the classroom. To improve the conceptual study of physics for student we suggest to use the history of physics as a background, so this became more interesting and dynamic. This choice was made because we believe it is essential to know the major motivations that drove the development of science and also because it is a topic that can increase or even arouse people's interest. We developed an educational game, Brincando com a Física, based on the ideals of Lev Vygotsky Semenovitch and John Dewey for a different method of education. The students should build their own knowledge and the teacher is a guide. Coming up with this, the questions: it´s possible to learn physics using a playful method, and this method would improve the understanding of the content by the students. The data collected on this study shows that our objectives had been achieved.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectJogo didático-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching game-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of physics-
Título: dc.titleO jogo como ferramenta de aprendizagem e avaliação no ensino de física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.