Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Ediclea Mascarenhas | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Violeta Porto | - |
Autor(es): dc.contributor | Honorato, Elaine Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Meireles, Rosana Maria do Prado Luz | - |
Autor(es): dc.creator | Ximenes, Ana Paula Matos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:24:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:24:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29294 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749627 | - |
Descrição: dc.description | Diante de um cenário em que se buscam cada vez mais ações e implementações de políticas públicas em prol da inclusão e da acessibilidade, é importante proporcionar aos alunos acesso aos contextos escolares que lhes ofereçam condições dignas de ensino e aprendizagem. Com relação aos alunos surdos, não basta o acesso, mas também a permanência nas escolas, o que se pode conseguir com o uso de estratégias de ensino adequadas e de recursos pedagógicos e linguísticos pertinentes, que atendam as suas necessidades visuais e culturais, por meio de uma perspectiva bilíngue – Libras e Língua Portuguesa escrita (BRASIL, 2002; 2005). Esta pesquisa se caracteriza como pesquisa de campo (GIL, 2008; 2010), pois se trata de uma reflexão sobre ensino O Sistema Solar para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, a partir de experiências de uma professora surda, autora da pesquisa. O objetivo da pesquisa é refletir sobre a realidade desse público-alvo em ambientes escolares regulares e bilíngues, trazendo uma proposta de materiais didáticos autênticos para alunos da referida série. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre aspectos legais importantes para a educação de surdos, entre eles: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), Lei e Decreto de Libras (BRASIL, 2002; 2005), Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015), Plano Nacional de Educação (2011 – 2020), Base Nacional Comum Curricular (2017), além de fundamentação sobre o ensino para discentes surdos, com destaque para os recursos visuais e bilíngues, como estudos pautados por Lebedeff (2006), Campello (2008), Cruz e Moraes (2016; 2020). O resultado da pesquisa culminou em uma videoaula em Libras sobre o sistema solar e recursos didáticos lúdicos, tais como jogo de dominó e jogo da memória, para verificação e assimilação da aprendizagem dos alunos surdos. Espera-se que o estudo contribua para a ampliação de materiais pedagógicos voltados para aprendizes surdos com base em perspectiva bilíngue – Libras e Português escrito e que conscientize profissionais no sentido de pensar e executar a educação bilíngue de forma adequada e condizente com as necessidades dos aprendizes surdos. | - |
Descrição: dc.description | Faced with a scenario in which more and more actions and implementation of public policies are sought in favor of inclusion and accessibility, it is important to provide students with access to school contexts that offer them decent teaching and learning conditions. Regarding to deaf students, access is not enough, but also permanence in schools, which can be achieved with the use of appropriate teaching strategies and relevant pedagogical and linguistic resources, which meet their visual and cultural needs, through a bilingual perspective – Libras and the written Portuguese language (BRASIL, 2002; 2005). This research is characterized as field research (GIL, 2008; 2010), as it is a reflection on teaching The Solar System to students in the 2nd year of Elementary School, based on the experiences of a deaf teacher, author of the research. The objective of the research is to reflect on the reality of this target audience in regular and bilingual school environments, bringing a proposal for authentic teaching materials for students in that grade. For this, bibliographical research was carried out on important legal aspects for the education of the deaf, among them: Law of Guidelines and Bases of National Education (BRASIL, 1996), Law and Decree of Libras (BRASIL, 2002; 2005), Brazilian Law of Inclusion (BRASIL, 2015), National Education Plan (2011 – 2020), National Common Curricular Base (2017), in addition to reasoning on teaching for deaf students, with emphasis on visual and bilingual resources, such as studies by Lebedeff ( 2006), Campello (2008), Cruz and Moraes (2016; 2020). The result of the research culminated in a video lesson in Libras about The Solar System and ludic didactic resources, such as a domino game and a memory game, to verify and assimilate the learning of deaf students. It is hoped that the study will contribute to the expansion of pedagogical materials aimed at deaf learners based on a bilingual perspective - Libras and written Portuguese, and that it will make professionals aware of the need to think and carry out bilingual education in an appropriate way that is consistent with the needs of deaf and deafblind learners. | - |
Descrição: dc.description | 88 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino para Surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Bilíngue – Libras e português escrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videoaula em Libras sobre Sistema Solar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material Didático para surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem (ensino) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante com necessidades específicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching for the Deaf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bilingual Education – Libras and written Portuguese | - |
Palavras-chave: dc.subject | Video lesson in Libras about the Solar System | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic material for the deaf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary School | - |
Título: dc.title | Material didático bilíngue (Libras e Português) para o ensino do Sistema Solar a alunos surdos: caminhos para letramento em pedagogia visual | - |
Título: dc.title | Bilingual didactic material (Libras and Portuguese) for teaching the Solar System to deaf students: paths to literacy in visual pedagogy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: