Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Edson Pereira da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5117796485284748 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Luiz Mors | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5525595141868422 | - |
Autor(es): dc.contributor | Luz, Maurício Roberto Motta Pinto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6575375749314123 | - |
Autor(es): dc.contributor | Maurício, Carmen Edith Pazoto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6231757253598609 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5452660749103833 | - |
Autor(es): dc.creator | Gorito, Vinicios Campos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:24:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:24:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27337 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749625 | - |
Descrição: dc.description | A Ficção Científica (FC) alia questões existenciais do ser humano ao conhecimento popular e científico de determinada época. Por isso, o gênero pode evidenciar como novidades científicas impactam o imaginário e as aspirações sociopolíticas de uma geração. Além disso, ela também tem papel importante na divulgação de ideias científicas para o público em geral. Por essas características, há autores que afirmam que a FC “relaciona o laboratório com o mundo” e, por essa particularidade, teve seu potencial para o ensino de Ciências amplamente reconhecido nas últimas décadas, seja para (1) despertar o interesse do aluno por temas científicos ou para (2) desenvolver o hábito e a habilidade da leitura de textos com esta temática. Ainda assim, são poucos os trabalhos que apresentam propostas de análise e apropriação das obras de FC com objetivos didáticos. A Lição de Prático de Mauricio Luz é uma ficção científica brasileira publicada em 1998 que discute relevantes questões socio-culturais como o desenvolvimento técnico-científico, bioética e desigualdade social. Neste trabalho, o livro foi analisado em relação às técnicas que surgiram na época de sua publicação (como a clonagem), as políticas neoliberais que ganhavam força no país no mesmo período e questões geopolíticas como a internacionalização da Amazônia e a separação do mundo em blocos de países ricos e pobres. A conclusão é que A Lição de Prático expõe contradições sociais promovendo uma reflexão crítica sobre sua época e, neste sentido, a relação entre o real e o imaginário nesta ficção revela as aspirações de uma geração em relação à sociedade e ao futuro. Além disso, com base nos pressupostos da Análise de Conteúdo, foram inventariadas no livro temáticas relevantes para o ensino de Ciências e Biologia (Biotecnologia e Genética; Bioética; Desigualdade Social; Diversidade-Biológica e Cultural; Ciência-Tecnologia-Sociedade; História da Ciência) e identificadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) as competências e conteúdos propostos para área de Ciências da Natureza que tinham interseções com elas. Desse modo, concluiu-se que a obra pode ser usada para o ensino de Ciências da Natureza tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. | - |
Descrição: dc.description | Science Fiction (SF) combines existential questions of the human being with popular and scientific knowledge of a certain time. Therefore, the genre can show how scientific innovations impact the imagination and socio-political aspirations of a generation. In addition, it also plays an important role in disseminating scientific ideas to the general public. Due to these, there are authors who claim that SF “relates the laboratory to the world” and, therefore, its potential for teaching Science has been widely recognized in the last decades, either to (1) awaken student interest in scientific themes or to (2) develop the habit and ability to read on science themes. Even so, there are few works that present proposals for the analysis of SF for didactic purposes. A Lição de Prático (The Lesson of Pratical Pig) by Mauricio Luz is a Brazilian science fiction published in 1998 that discusses relevant socio-cultural issues such as technical-scientific development, bioethics and social inequality. In this monograph, the book was analyzed in relation to the techniques that emerged at the time of its publication (such as cloning), the neoliberal policies that gained strength in the country in the same period and geopolitical issues such as the internationalization of the Amazon and the separation of the world into two blocks (rich and poor countries). The conclusion is that A Lição de Prático exposes social contradictions promoting a critical reflection on its time and, in this sense, the relationship between the real and the imaginary in SF reveals the aspirations of a generation in relation to society and the future. In addition, based on the assumptions of Content Analysis, relevant themes for the teaching of Science and Biology were inventoried in the book (Biotechnology and Genetics; Bioethics; Social Inequality; Diversity-Biological and Cultural; Science-Technology-Society; History of Science) and identified in the Base Nacional Comum Curricular- BNCC (National Common Curricular Base, 2018) competences and contents proposed for the area of Natural Sciences that intersected with them. Thus, it was concluded that the work can be used for teaching Natural Sciences in both Elementary and High School. | - |
Descrição: dc.description | 63 p. | - |
Formato: dc.format | application/msword | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biotecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clonagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bioética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética na ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distopia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biotecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biotechnology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cloning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bioethics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific ethics | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dystopia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science fiction | - |
Título: dc.title | Ficção científica e ensino: a lição de prático de Maurício Luz | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: