Potencialidades e limites da experimentação em biologia no ensino médio: um diálogo com professoras

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorBorba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento-
Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Lúcia Escovedo-
Autor(es): dc.contributorSelles, Jairo Paes-
Autor(es): dc.creatorSantos, Giselle Maia dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29488-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749616-
Descrição: dc.descriptionPodendo ocorrer das variadas formas, a experimentação em Biologia na Educação Básica tem sido discutida na literatura, problematizando-se tanto os ganhos que pode trazer ao ensino escolar como aspectos que impedem ou dificultam suas práticas. Apesar de a experimentação didática possuir características próprias, guarda aproximações e baseia-se em experimentações próprias da ciência, com a finalidade de que o aluno compreenda os conteúdos e adquira conhecimentos da cultura científica. A conjuntura atual do país nos incentiva a refletir acerca da utilização de experimentos em aulas de Biologia e da importância da atuação dos professores como mediadores desse processo. O presente trabalho objetiva compreender a situação acerca das possibilidades e limitações da implementação de experimentação na disciplina de Biologia em turmas de nível médio. A metodologia contou com aplicação de questionário de questões abertas a cinco docentes de Biologia atuantes em escolas estaduais do Rio de Janeiro. Entre as questões foram apresentados três roteiros de experimentos para apreciação e discussão pelas docentes. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente segundo os referenciais adotados no estudo. Pelos resultados constatamos, principalmente, que é notória a valorização pelas docentes dos experimentos em Biologia para um ensino mais significativo. Também ficaram evidentes dificuldades enfrentadas, em graus distintos, de acordo com o contexto escolar, como falta de recursos, de local apropriado e restrições curriculares do Ensino Médio. Podemos destacar a importância da vivência pedagógica e de oportunidades de formação continuada para uma apropriação mais efetiva da experimentação pelas docentes. Os roteiros foram avaliados de forma positiva, revelando saberes docentes acerca de seu possível funcionamento junto aos alunos e a defesa pelas docentes de uma perspectiva mais investigativa para essas atividades, que pode potencializar as discussões com os alunos.-
Descrição: dc.descriptionBeing able to occur in various ways, experimentation in Biology in Basic Education has been discussed in the literature, problematizing both the gains that it can bring to school education and aspects that prevent or hinder its practices. Although the didactic experimentation has its own characteristics, it preserves approximations and is based on experiments specifics to science, with the aim that the student understands the contents and acquires knowledge of the scientific culture. The current situation in Brazil encourages us to reflect on the use of experiments in Biology classes and the importance of the performance of teachers as mediators of this process. The present work aims to understand the situation about the possibilities and limitations of the implementation of experimentation in the discipline of Biology in high school classes. The methodology included the application of a open-ended questionnaire to five Biology teachers working in public schools in Rio de Janeiro. Among the questions, three scripts of experiments were presented for appreciation and discussion by the teachers. The data obtained were analyzed qualitatively according to the references adopted in the study. According to the results, we can see that the teachers notoriously valorize Biology experiments to reach a more significant teaching. Also, was evidenced difficulties that were faced, in different degrees, according to the school context, such as lack of resources, appropriate location and curricular restrictions for high school. We can highlight the importance of pedagogical experience and opportunities for continuing education for a more effective appropriation of experimentation by teachers. The scripts were evaluated in a positive way, revealing teaching knowledge about its possible functioning with students and the defense by the teachers of a more investigative perspective for these activities, which can enhance discussions with students.-
Descrição: dc.description49 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de Ciências biológicas-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência científica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante do ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentation-
Palavras-chave: dc.subjectBiology-
Título: dc.titlePotencialidades e limites da experimentação em biologia no ensino médio: um diálogo com professoras-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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