Contradições sobre o uso e desuso da energia nuclear com enfoque CTS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Ligía Valente de Sá-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Miriam Tainá Ferreira de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciene Fernanda da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1810863247947080-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1077117608574907-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1422473660771927-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6795305447034582-
Autor(es): dc.creatorHalfeld, Angela Pereira Cerqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22238-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.00759982708-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749603-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino da física moderna e contemporânea (FMC) focada no debate atual de uma das controvérsias sóciocientíficas da física nuclear que trata das radiações nucleares. Através de um estudo inicial sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino médio (BRASIL, 2002), complementado pela Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2018) e um mapeamento dos trabalhos relacionados à temática CTS apresentados nas edições do SNEF (Simpósio Nacional de Ensino de Física), escolhemos o enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) para nortear nossa proposta visando contribuir para uma educação científica que permita ao aluno compreender os fenômenos da física nuclear presentes na sociedade contemporânea. Para auxiliar o desenvolvimento deste produto, utilizamos os conceitos de aprendizagem significativa de Ausubel e das tecnologias da informação e comunicação (TICs). A física nuclear faz parte do currículo atual de física do estado do Rio de Janeiro no 2º ano do ensino médio, com conceitos introdutórios de física nuclear. No desenvolvimento dessa proposta abordamos: história da radioatividade, energia nuclear, decaimentos radioativos, reações nucleares e aplicações da energia nuclear na medicina, indústria, agricultura, entre outras. Por fim, apresentamos o produto educacional que é constituído por roteiro do professor e do aluno com orientações relacionadas às estratégias de ensino, mediante o uso de experimentos, materiais lúdicos, ferramentas tecnológicas e debate simulado visando despertar maior interesse e participação dos alunos. Após a aplicação desse produto, analisamos os resultados obtidos e observamos uma aprendizagem potencialmente significativa em relação à física nuclear-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionThis work presents a didactic sequence for the teaching of modern and contemporary physics (FMC) focused on the current debate on one of the socioscientific controversies of nuclear physics that deals with nuclear radiations. Through an initial study on the National Curriculum Parameters for secondary education (BRASIL, 2002), complemented by the Common National Curriculum Base (BRASIL, 2017) and a mapping of the works related to the CTS theme presented in the SNEF editions (National Symposium on Education of Physics), we chose the CTS (science, technology and society) approach to guide our proposal aiming to contribute to a scientific education that allows the student to understand nuclear physics phenomena present in contemporary society. To assist the development of this product, we use Ausubel's concepts of meaningful learning and information and communication technologies (TICs), through the use of cell phones and computers. Nuclear physics is part of the current physics curriculum in the state of Rio de Janeiro in the 2nd year of high school, with introductory concepts of nuclear physics. In the development of this proposal we approached: history of radioactivity, nuclear energy, radioactive decays, nuclear reactions and applications of nuclear energy in medicine, industry, agriculture, among others. Finally, we present the educational product that consists of a script for teachers and another one for students with guidelines related to teaching strategies, through the use of experiments, playful materials, technological tools and simulated debate aiming to arouse greater students interest and participation. After applying this product, we analyze the results obtained and observe a potentially meaningful learning in relation to the theme regarding nuclear physics-
Descrição: dc.description157f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCTS-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectRadiações ionizantes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna e contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectCTS-
Palavras-chave: dc.subjectNuclear energy-
Palavras-chave: dc.subjectIonizing radiations-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectModern and contemporary physics-
Título: dc.titleContradições sobre o uso e desuso da energia nuclear com enfoque CTS-
Título: dc.titleContradictions on the use and disusage of nuclear energy with a CTS aproach-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.