O uso do streaming no cenário esportivo: um estudo de caso sobre o planejamento da Vasco TV e a percepção dos consumidores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSousa, Francisco José Batista de-
Autor(es): dc.contributorRamos Filho, Américo da Costa-
Autor(es): dc.contributorLeão, Mauricio de Souza-
Autor(es): dc.creatorMatins, Carlos Victor Leal de Mattos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32773-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749595-
Descrição: dc.descriptionO streaming é uma tecnologia nova e vem sendo cada vez mais utilizada no ramo esportivo. Em 2020, o Club de Regatas Vasco da Gama realizou pela primeira vez uma transmissão ao vivo com imagens do seu jogo em sua própria plataforma, a Vasco TV. Esse movimento, também realizado por outras equipes do Rio de Janeiro, colocou os canais próprios dos clubes em posição de destaque. O presente trabalho tem por objetivo principal analisar o planejamento do Vasco em relação ao uso dessa tecnologia. Para isso, é analisado como funciona a tecnologia e qual o cenário brasileiro em relação ao acesso à Internet, além dos conceitos que permeiam o processo de planejamento. Por fim, é feita uma pesquisa com consumidores que assistem futebol por meio desta tecnologia, para analisar suas percepções. Assim, como resultado, pode-se identificar que a Vasco TV possuía um planejamento bem definido para implementação do streaming e o clube vem observando bons resultados com o canal. Além disso, nota-se que os consumidores são um ponto crucial nessa relação.-
Descrição: dc.descriptionStreaming is a new technology and is being increasingly used in the sports business. In 2020, Club de Regatas Vasco da Gama broadcasted for the first time a live professional soccer game on its own platform, the Vasco TV. This move, also made by other Rio de Janeiro clubs, put the clubs own channels in focus. This study’s main objective is to analyze Vasco's planning in the use of this technology. To this end, it’s analyzed how the technology works and what is the brazilian Internet access scenario. Furthermore, it’s analyzed concepts that permeate the planning process. Finally, a survey is conducted with consumers who watch soccer through this technology, to analyze their perceptions. Thus, it can be identified as a result that Vasco TV had a well-defined plan for streaming implementation and the club has been seeing good results with the channel. Also, it is noted that consumers are a crucial point in this relationship.-
Descrição: dc.description94 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVasco TV-
Palavras-chave: dc.subjectStreaming-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento-
Palavras-chave: dc.subjectCampeonato Carioca-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia digital-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento administrativo-
Palavras-chave: dc.subjectClube de futebol-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectPlanning-
Palavras-chave: dc.subjectCarioca Championship-
Título: dc.titleO uso do streaming no cenário esportivo: um estudo de caso sobre o planejamento da Vasco TV e a percepção dos consumidores-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.