A etnoeducação como um instrumento de potencialização do direito à educação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNascimento, Daniel Arruda-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Priscila Petereit de Paola-
Autor(es): dc.contributorPaladino, Mariana-
Autor(es): dc.creatorCosta, Yohane Cardoso da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8126-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749587-
Descrição: dc.descriptionA educação corresponde a um direito humano fundamental, haja vista sua imprescindibilidade nas relações sociais, contribuindo para a transmissão e a construção do conhecimento e da cultura. Nesse sentido, a educação pode ser manejada como uma potente ferramenta para transformar a realidade, quanto às desigualdades e injustiças sociais. À medida que os processos educativos se realizam com o objetivo de emancipar o pensamento, promovendo a ética, a criticidade e a criatividade dos sujeitos da aprendizagem, a educação se consagra como um caminho capaz de superar o ensino instrutivista. Nessa lógica, a Etnoeducação erige-se com o fito de realizar a educação como, de fato, um direito humano fundamental. Oportuniza experiências educacionais democráticas, pois que construídas para e com os estudantes, e comprometidas com sua formação plena. Esta é a proposta educacional que a Etnoeducação sustenta não apenas na teoria, mas que logra realizar, na conjuntura do Programa Educação Patrimonial em Oriximiná/PA, com as comunidades indígenas, por exemplo.-
Descrição: dc.descriptionThe education is a fundamental human right, considering its indispensable in social relations, contributing to the transmission and the construction of knowledge and culture. In this sense, the education can be managed as a powerful tool to transform reality, as the inequalities and social injustice. To the extent that the educational processes carried out with the purpose of emancipating the thought, promoting the ethics, criticality and creativity of the subject of learning, education is devoted as a way of overcoming the technical instructive education. This logic, the ethnic education builds with the aim of performing education as a fundamental human right. Favors educational experiences of democracy, because they built for and with students, and are committed to its full training. This is the educational proposal that the ethnic education sustains not only in theory but in practice, in the context of the Heritage Education Program in Oriximiná/PA, with indigenous communities, for example.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDireito à educação-
Palavras-chave: dc.subjectEtnoeducação-
Palavras-chave: dc.subjectDireito fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação democrática-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades indígenas-
Palavras-chave: dc.subjectDireito à educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEtnoeducação-
Palavras-chave: dc.subjectÍndio-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade-
Título: dc.titleA etnoeducação como um instrumento de potencialização do direito à educação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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