Os desafios da permanência no ensino médio: um estudo sobre evasão e fracasso escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Regina Cerqueira-
Autor(es): dc.creatorRibas, Brunna Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22270-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749574-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo discutir sobre o acesso e a permanência dos estudantes na etapa educacional do ensino médio. Tal discussão baseia-se principalmente no contexto histórico e filosófico da construção da escola e da etapa educacional do ensino médio e se debruça sobre as características de quem cursa ou a quem se destina a respectiva etapa educacional. Envolve uma análise sociológica através de dados geográficos e demográficos, e apresenta ainda uma pesquisa qualitativa sobre como tais pessoas enxergam a escola e os estudos. Os métodos usados para esta discussão são principalmente a consulta a bibliografias já publicadas sobre o assunto, e amostragem de dados tanto das pesquisas do Instituto Nacional de Educação como do Instituto Nacional de Geografia e Estatística. Os resultados demonstram uma diversidade de estudantes do ensino médio que, muitas vezes, seguem desestimulados a continuar na escola, seja por falta de recursos materiais para sobrevivência e, portanto, abandonam a escola para trabalhar, seja por uma grande ruptura com a imagem da escola como um estabelecimento de conhecimento e equidade social. Sendo assim, a maior parte dos alunos se decepciona com a atual posição social da escola, seja por falta de políticas públicas de inclusão de todas as classes na escola, seja por um choque ou embate com a instituição escolar que exclui alunos que não se adaptam a ela ou que não traz a tão sonhada equidade de oportunidades ou melhores condições de vida desejadas-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to discuss the access and permanence of students in the educational stage of high school. That discussion is based mainly on the historical and philosophical context of the construction of the school and the educational stage of high school.The work focus is on the characteristics of those who are attending or to whom this educational stage is aimed, which involves a sociological analysis through geographic and demographic data, and also presents qualitative research on how such people see school and studies. The methods used for this discussion are mainly the consultation of bibliographies already published on the subject, and sampling of data both from the research of the National Institute of Education and the National Institute of Geography and Statistics from Brazil. The results of that research show us the kinds of teenagers and young people that have problems in your scholarly lives. These problems could be the key to this student quitting school. The most popular problems are the disenchantment with the school’s equality speech, or the need to have a job to help the family expenses-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso-
Palavras-chave: dc.subjectPermanência-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPermanence-
Palavras-chave: dc.subjectScholar failure-
Palavras-chave: dc.subjectYouth-
Título: dc.titleOs desafios da permanência no ensino médio: um estudo sobre evasão e fracasso escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.