O uso do xadrez como recurso didático para aplicação dos jogos de empresas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMotta, Gustavo da Silva-
Autor(es): dc.contributorLeal Junior, Ilton Curty-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Murilo Alvarenga-
Autor(es): dc.creatorBraga, Larissa David-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2966-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749567-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma pesquisa empírica realizada com especialistas na área de jogos de empresa e tem como objetivo analisar o potencial de uso do xadrez como um recurso didático para aplicação de jogos de empresa. Para este fim, foi realizada uma revisão teórica que engloba a aprendizagem por meio do xadrez. Em seguida, foram apresentados os procedimentos metodológicos utilizados, a análise dos resultados encontrados e as considerações finais. Por meio da pesquisa realizada analisou-se que apesar de ser viável a utilização do xadrez como um recurso didático junto aos jogos de empresa, ele não possui a capacidade de transmitir conhecimentos específicos do campo da Administração de empresas ou de integrar a teoria com a prática sendo necessária uma adaptação do xadrez para realidade empresarial. Com este estudo foi possível observar, por meio do método Delphi, que o xadrez desenvolve nos participantes a habilidade de tomar decisões; o raciocínio lógico; capacidade de concentração; raciocínio estratégico; habilidades de observação; reflexão e análise; criatividade e imaginação; habilidades de planejamento e visão futurísticas além de auxiliar no desempenho dos alunos no curso de graduação em Administração podendo ser utilizado como uma ferramenta didática para aplicação de jogos de empresa-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents an empirical research with experts in the field of business games which aims to analyze the potential use of chess as a teaching resource for application business games. To this purpose, we conducted a literature review that includes learning through chess. Then, we presented the methodological procedures used, the analyze of the results and final considerations. Through there search, it was analyzed that although the viability of using chess as a teaching resource with the games company, it does not have the ability to transmit specific knowledge of the field of Business Administration or integrate theory with practice, necessitate in gan adaptation of chess to business reality. With this work was possible to observe, through of the Delphi method, that the chess develops in the participants the ability to make decisions, the logical reasoning, ability to concentrate, strategic thinking, observation skills, reflection and analysis, creativity and imagination; planning skills and futuristic vision, also aids in the performance of students in undergraduate degree in Business Administration. The chess also can be used as a teaching tool for applying business games-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectXadrez-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectXadrez-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness games-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic resource-
Palavras-chave: dc.subjectChess-
Título: dc.titleO uso do xadrez como recurso didático para aplicação dos jogos de empresas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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