A impressão 3D como estratégia de ensino e aprendizagem em química na educação básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPonzio, Eduardo Ariel-
Autor(es): dc.contributorSelles, Jairo Paes-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Renato Soares de-
Autor(es): dc.creatorLacerda, Janiny Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8660-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749563-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos, pesquisadores da área de educação vem desenvolvendo novas metodologias de ensino para permitir uma educação inclusiva a alunos portadores de quaisquer tipos de deficiência. A deficiência não pode ser encarada como incapacidade e sim uma limitação que não prejudica o ensino-aprendizagem do discente, quando trabalhada pela comunidade escolar de forma adequada. Uma área de ensino que possui certa complexidade é a química, pois é uma ciência, em muitas vezes, abstrata e que se utiliza de modelos científicos. Neste contexto, procurou-se desenvolver modelos de átomos inclusivos, para deficientes visuais, através da utilização da impressão 3D. A tecnologia 3D possibilitou a criação do modelo com linguagem braille e o alfabeto comum, permitindo que, quando aplicados em salas de aula, alunos com deficiência e normovisuais possam interagir entre si-
Descrição: dc.descriptionIn recent years, researchers in the area of education have been developing new teaching methodologies to allow an inclusive education to students with any type of disability. Deficiency can not be seen as an incapacity, but a limitation that does not detract from the teaching-learning of the student when properly worked by the school community. An area of teaching that has some complexity is chemistry, because it is a science, often abstract and using scientific models. In this context, we sought to develop inclusive atom models for the visually impaired through the use of 3D printing. 3D technology enabled the creation of the Braille language model and the common alphabet, allowing students with visual impairment and without impairment to interact with each other in classrooms-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectImpressão 3D-
Palavras-chave: dc.subjectBraille-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectSistema braile-
Palavras-chave: dc.subjectImagem 3D-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry-
Palavras-chave: dc.subject3D printing-
Palavras-chave: dc.subjectBraille-
Título: dc.titleA impressão 3D como estratégia de ensino e aprendizagem em química na educação básica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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